Ao lado de Milton Neves

Chico Santo, bastidores da Copa do Mundo-2010
Paula Vares Valentim
jornalista responsável
Chico Santo, direto da África do Sul - Bom humor, simpatia e irreverência. Assim pode-se definir a rotina do jornalista Milton Neves na África do Sul. Presente em mais uma Copa do Mundo, o apresentador de esportes arranca sorrisos por onde passa e evidentemente contribui para a integração da redação da TV e Rádio Bandeirantes, localizada ao lado da concentração da Seleção Brasileira, em Johanesburgo. "Fiz a minha primeira Copa em 1990, na Itália. Estive também nos Estados Unidos, França e Alemanha?, acrescenta o jornalista entre as muitas idas e vindas que faz diariamente entre o seu apartamento localizado em um condomínio fechado da África do Sul e os estúdios da Bandeirantes no Rand Park Golf. Entre as lembranças de sua primeira Copa, o elogio ao ex-jogador de futebol e, hoje, comentarista da TV Bandeirantes. "Em 1990, o Brasil teve pelo menos quatro faltas contra a Argentina que se o Neto estivesse em campo pelo menos uma teria entrado.Ele dizia na época que batia melhor que o Maradona e eu acredito. Acompanhei bem a carreira do Neto e ele colocava a bola aonde queria, principalmente, em 1990 e 1991. Um jogador absolutamente diferenciado?. Em relação ao atual time da Argentina, Milton Neves é claro: "É igual micose mal cuidada. Tiveram a chance de acabar com ela e não fizeram. Agora vai voltar com tudo?, opina. Desde que chegou a África do Sul, Milton Neves tem agitado os bastidores do esporte. Ainda no avião entrevistou o ex-Presidente da República Fernando Henrique Cardoso, no que pode ser considerado o primeiro grande furo da Copa do Mundo de 2010. "Voamos juntos na classe executiva da South African Airways. O barulho que tinha ao fundo do áudio era da turbina do avião. Não dava para pedir para o piloto desligar?, diz. O autor de uma das principais reformas políticas da história do Brasil não foi o único a passar pelo gravador do também repórter. Durante o vôo da SSA, Milton Neves entrevistou também um dos maiores camisas 9 da história da Seleção Brasileira. "Foi um dos melhores que vi?. O rebuliço de sua chegada não passou despercebido pelos olhos da cantora Claudia Leite. A foto da entrevista realizada no Aeroporto de Johannesburgo, ainda antes de colocar as gravatas e efetivamente começar o  trabalho, rendeu mais de 17 mil acessos no Twitter. "Ela é muito educada. Muito educada mesmo. Ela veio falar comigo e não pude deixar de pedir para ela cantar um pouco. Gostei demais da Claudia Leitte?

Incansável, Milton Neves trabalha mais de doze horas por dia. Chega cedo na redação e sai apenas de madrugada, quando os restaurantes já estão fechados. "Pena que não tem Lellis Trattoria aqui?, comenta. Sem outra opção, o jeito é comer um sanduiche e ir para casa, na torcida para que os motoristas sul-africanos não se percam pelo caminho. "Todos estão tendo problemas. Todos os veículos de comunicação. Se o Datena estivesse aqui ele já tinha pulado em cima desse aí. Lembra do que aconteceu com o repórter holandês que mexeu com ele?? Sempre muito elegante, vestido com seu sobretudo preto e luvas de couro, Milton Neves solta também suas pérolas no ar. Reclama da pergunta que a assessoria de imprensa da CBF não o teria deixado fazer durante a coletiva do Luis Fabiano. "Eles ficam amaciando. Eu queria perguntar a verdade, se ele está pronto ou não. O Luis Fabiano não é de enrolar.?
Adaptado ao fuso horário, dispoto e irradiante, como se estivesse dormindo 8 horas por noite, o que passa longe da sua realidade, o jornalista pára a redação na África do Sul toda vez que chama os comerciais da Rádio Bandeirantes. A cada grito energético entoado com veemência pelo menos um de seus companheiros, seja da rádio ou televisão, cai da cadeira diante do inesperado susto que soa pela África do Sul. "Desculpa aí pessoal, espero que ninguém tenha morrido. Eu sempre fui contra merchandising em programas esportivos?, explica.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES