Andy Irons

Ex-surfista

por Diogo Miloni
O surfista maior que a onda, é assim que ficou conhecido Andy Irons, graças a sua habilidade e facilidade para realizar manobras aéreas que cortavam as maiores e mais temidas ondas do mundo.
Nascido em Kauai, no Havaí, no dia 24 de julho de 1978, Irons conseguiu por três vezes a conquista do Campeonato Mundial de Surfe. No dia 2 de novembro de 2010, aos 32 anos, o surfista foi vítima de  dengue hemorrágica, não resistiu a doença e faleceu.  Em junho de 2011, após exames toxicológicos, a família do ex-surfista confirmou que uma das causas da morte pode ter sido a ingestão aguda de drogas.
A história de Andy no surfe começou cedo, logo aos oito anos o garoto havaiano já encarava suas primeiras ondas. Em 1998 conquistou sua primeira vitória como profissional,  em uma etapa do WCT (World Championship Tour), na praia de Huntington Beach - Califórnia.
O sucesso do surfista se deu em 2002, quando venceu quatro etapas do campeonato nas praias de Pipeline Teahupo, Bells Beach e Mundaka, faturando assim seu primeiro título mundial.
Em 2003, Andy Irons se consolidou, defendeu o campeonato e venceu novamente. O ano foi marcado pela incrível batalha travada entre o surfista de Kauai e seu rival Kelly Slater, na etapa de Pipeline, no Havaí.
O domínio de Irons se prolongou por mais um ano, em 2004, o surfista conquistou o tricampeonato mundial, e marcou seu nome para sempre no "Hall da Fama? do esporte sobre as ondas.
Nas duas temporadas seguintes Kelly Slater retornou às praias em grande estilo, e mostrou para o mundo como o surfe é competitivo.
Em 2008, Andy anunciou que se afastaria das ondas por um ano, pois teria perdido a paixão pelo surfe. Na temporada seguinte o WCT viu um surfista esporádico, participando de poucas etapas.
No ano de 2010, o surfista adotou um perfil mais familiar, já havia casado e sua esposa esperava o primeiro filho, mas infelizmente o atleta foi retirado precipitadamente das ondas e deixou um legado de vitórias e manobras fantásticas.


Foto: iG


Veja na próxima página os vídeos com algumas das manobras incriveis de Andy Irons e uma homenagem feita por amigos e parentes do surfista.



ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES