Andrea Zorzi

Ex-jogador de vôlei
por Diogo Miloni
Um jogador que fez sucesso dentro e fora das quadras. Este é Andrea Zorzi, apelidado de Zorro, um ex-atleta italiano de voleibol. Em 2011, já aposentado, comentava vôlei em emissoras de rádio e TV na Itália.
Nascido no dia 29 de julho de 1965, Zorro é natural de Noale, pequena província próxima de Veneza. Seu primeiro time foi o Pádua, onde iniciou como profissional em 1982, e logo conseguiu se destacar.
 Três anos depois foi contratado pelo Parma, que buscava montar uma grande equipe para a disputa do campeonato nacional. Ficou no clube até 1990, e suas grandes exibições o levaram para a Seleção Italiana, onde estreou em 1986.
Vestindo a camisa azul da seleção, Zorzi participou de 3 Olímpiadas: 1988, 1992 e 1996, sendo que na última, disputada em Atlanta, sua equipe chegou à final da competição enfrentando a poderosa equipe holandesa, e conquistando a prata.
Zorzi ganhou destaque também fora das quadras. O jogador foi um dos primeiros a participar de campanhas publicitárias, graças a sua beleza e porte físico que atraiam dezenas de mulheres para os jogos de vôlei e para os produtos que colocava sua marca.
Ainda como jogador, Andrea Zorzi defendeu o Milan-ITA, o Treviso-ITA e o Macerata-ITA, e coleciona alguns recordes em campeonatos nacionais: maior média de pontos por partida, incríveis 28 tentos, e em 213 partidas fez seis mil pontos.
Após se aposentar, o italiano fez parte de seleções para maiores de 40 anos e continuava envolvido diretamente com o voleibol.


Foto: Reprodução

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES