André José Adler

O "pai" do Futebol Americano no Brasil
Por Antony Curti e Guilherme Beltrão*
André José Adler foi um narrador de futebol americano. Nascido em 27 de julho de 1944, o "introdutor" do Torneio Touchdown, campeonato mais importante de futebol americano no Brasil, morreu em 9 de dezembro de 2012. O motivo do falecimento não foi divulgado.
Natural de Budapeste, Hungria, André foi ator, roteirista, diretor de teatro, cinema, televisão e um dedicado narrador de futebol americano. Coleciona filmes em seu currículo, atuando, dirigindo ou como roteirista. Chegou a interpretar Pedrinho na primeira versão do Sítio do Picapau Amarelo.
Em 1979, se mudou para Nova Iorque e lá começou a entrar em contato com a NFL (Liga de Futebol Americano). Se tornou narrador da ESPN Internacional na década de 90 e passou a se tornar referência no Brasil. Transmitiu inúmeros Super Bowls in loco, começando pelo XXVII, em Pasadena, CA. Entre 1992 até 2006, assistíamos à NFL com a brilhante narração de Adler. Neste ano em questão, a direção da ESPN Brasil optou por fechar a "filial" de Bristol, concentrando todas as transmissões em São Paulo. Com isso, saíram Adler, Zimmerman e Alfaro para a entrada dos também competentes Marques e Antunes.
Em 2009, André batizou o Torneio Touchdown, que era um sonho de inúmeros fãs brasileiros de futebol americano. Com sua experiência na Hungria, onde produzia um programa sobre os campeonatos de futebol americano por lá, Adler contribuiu para que a competição ganhasse um destaque considerável - a final da segunda edição do TTD (como é conhecido o Torneio Touchdown) foi realizada na Vila Belmiro.
Muitos começaram a acompanhar a NFL com Everaldo e Paulo, mas sou de uma geração mais antiga. À época a ESPN não transmitia essa cacetada de jogos por domingo - os jogos de domingo a tarde não eram na grade, que optava pelo campeonato espanhol. Cresci, na minha adolescência, acompanhando Adler e os Monday Night - e os Super Bowls.
Ttive a alegria imensa de fazer um "NFL de Boteco" com o Adler. Fiquei bastante emocionado. A quem quiser ouvir o programa, que ficou bem legal, segue o link: http://nfldeboteco.com.br/botecolive-semana-18/.
O céu ganha mais um louco por NFL, uma referência para os fãs desse amado esporte. Para nós, aqui, só nos resta boas lembranças e um agradecimento a esse expoente do futebol americano no Brasil.
A equipe The Concussion envia nossas condolências à família e aos amigos de Adler. A cortina se fecha e o microfone desliga-se. Mas em nossas mentes sempre estaremos ouvindo aquela frase quando a bola cruza o plano de gol:
"É TOUCHDOWN". E foi, por todos esses anos. Obrigado, André.
* do site The Concussion
Veja um vídeo enviado pelo narrador ao Corinthians Steamrollers em Julho de 2008, compartilhado pelo diretor do clube Ricardo Trigo:

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES