Anderson Polga

Zagueiro do Grêmio, Sporting e Seleção Brasileira
por Túlio Nassif

Anderson Corrêa Polga, ou apenas Anderson Polga, nasceu no dia 9 de fevereiro de 1979, na cidade de Santiago, "a terra dos poetas" pela tradição literária e berço diversos escritores como Caio Fernando Abreu, Ramiro Frota Barcelos, José Santiago Naud, Silvio Gomes Wallace Duncan, Túlio Piva, Ayda Bochi Brum, Oracy Dornelles entre outros, situada no Rio Grande do Sul. Ele encerrou sua carreira nos gramados em 2012 e atualmente trabalha no setor de marketing da Berwanger, empresa gaúcha do município de Cachoeirinha que atua em soluções para Engenharia.

Explodiu no Grêmio como grande revelação em 1999, onde permaneceu até 2003. Conquistou uma Copa do Brasil, em 2001 e os dois estaduais, o de 1999 e de 2001.
 
Destaque no Tricolor Gaúcho, conseguiu com méritos, uma vaga para a Copa do Mundo de 2002.
 
Pouco jogou pela Seleção Brasileira, foram 11 jogos e três gols. Defendeu o Brasil entre 2002 e 2003, depois disso nunca mais retornou.
 
Suas boas e poucas atuações durante o Mundial e alguns amistosos, chamaram a atenção do Sporting, de Portugual. Mas o título do Mundial Coréia do Sul/Japão também contou para a sua contratação.
 
Atuou no futebol português durante oito anos, conquistou a Taça de Portugal das temporadas 2006/07 e 2007/08 e a Supertaça Cândido de Oliveira nas mesmas temporadas, em 2006/07 e 2007/08.
 
Decidiu então, em 2012 retornar ao Brasil. Foi contratado pelo Corinthians no dia 5 de setembro de 2012, para compor o elenco e disputar posição com os experientes Chicão, Paulo André e Wallace, além dos jovens Antônio Carlos e Felipe. O objetivo do Alvinegro foi contratá-lo para reforçar o elenco corintiano para o Mundial de Clubes, em dezembro do mesmo ano.
Mesmo sendo relacionado para disputar o Mundial no Japão, Polga não entrou em campo se quer uma partida, mas garantiu mais um título para seu currículo, o de campeão mundial com o Corinthians.
E no dia 1 de janeiro de 2013, já haviam especulações de que Polga poderia retornar ao Grêmio, já que seu acordo foi assinado com encerramento no dia 31 de dezembro de 2012. Ele chegou ao time campeão do mundo e foi testado na zaga e até no meio de campo, mas não conseguiu se firmar.
 
Pelo lado gremista, a primeira tentativa eram a de João Filipe, do São Paulo e Lugado, do PSG. A negociação, no entanto, não evoluiu e foi cancelada. e em seguida ele anunciou sua aposentadoria do futebol. 

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES