publicidade

Anderson Lima

Ex-lateral direito de Santos e Grêmio
por Diogo Miloni

Anderson Lima Veiga, ou simplesmente Anderson Lima, é um ex-lateral-direito que brilhou no Santos e no Grêmio. Em 2011, aceitou ser auxiliar técnico da Portuguesa de Desportos, ao lado do então treinador Jorginho Cantinflas.

Natural de São Paulo, Anderson nasceu no dia 18 de março de 1973, e começou sua carreira como profissional, em 1992, atuando no Juventus, clube tradicional da capital paulistana.

O lateral-direito ficou por três temporadas no Moleque Travesso, até que foi destaque no Campeonato Paulista de 1995, quando acertou sua transferência para o Guarani. Após um ano com boas atuações pelo Bugre, Anderson chamou atenção do Santos que, em 1996, contratou o atleta.

Com a camisa do Peixe, o paulistano conseguiu destaque nacional graças à precisão de suas cobranças de falta e sua enorme facilidade para avançar com a bola. Ao lado de jogadores como Zetti, Ronaldão, Macedo, Robert e Alessandro Cambalhota, o lateral-direito foi campeão do Torneio Rio-São Paulo, em 1997, marcando seu nome no time da Vila Belmiro.

Dois anos depois, o atleta foi contratado pelo São Paulo para suprir a saída de Jorginho. Mas, em sua passagem pelo Tricolor Paulista o ala não repetiu as boas atuações. Foi titular em apenas 25 jogos e marcou somente dois gols.

Em 2000, Anderson se transferiu para o Grêmio, time que lhe trás as melhores recordações. Foram quatro temporadas defendendo o Tricolor Gaúcho, de 2000 a 2003, onde conquistou a Copa do Brasil e o estadual, ambos em 2001.

Após encerrar seu ciclo no sul do país, Anderson Lima encarou, em 2004, o desafio de jogar pelo ainda modesto São Caetano. Vestindo a camisa do Azulão foi campeão estadual no mesmo ano. Ao todo foram três passagens no clube da Grande São Paulo, 2004, 2006 e 2007, sempre mostrando a mesma categoria na bola parada e conquistando admiração da torcida.

O paulistano ainda vestiu as camisas de Albirex Niigata-JAP, Coritiba, Ituano, Operário-MT e Chapecoense antes de encerrar sua carreira.

Depois de pendurar as chuteiras, o ex-lateral-direito fez estágio com o treinador Muricy Ramalho e trabalhou, em 2010, com Jorginho Cantinflas, na Ponte Preta.
    ver mais notícias
    comments powered by Disqus

    Selecione a letra para o filtro

    publicidade
    • Tabela

    • BRASILEIRÃO 2017

    • Classificação
      Pontos
    • 1 Cor
      53
    • 2 Grê
      43
    • 3 San
      41
    • 4 Pal
      40
    • 5 Fla
      38
    • Veja tabela completa

    Últimos craques