Álvaro Zamith

O primeiro presidente da CBD
por Túlio Nassif
Não há história sobre o futebol nacional a ser contada, sem citarmos Álvaro Zamith, o primeiro presidente da CBD (Confederação Brasileira de Desportos).
Em 1916, após um grande impasse, já que, o Brasil possuía duas ligas, a FBS (Federação Brasileira de Sports) e a FBF (Federação Brasileira de Futebol) ? esta criada pela Liga Paulista de Futebol ?, foi realizada uma reunião na residência de Álvaro Zamith, no dia 19 de junho de 1916, para uma discussão e entendimento entre as partes.
Lá estavam, Álvaro Zamith, presidente da FBS, Mário Sérgio Cardim, presidente da FBF, Joaquim Antônio de Souza Ribeiro, presidente da LMSA (Liga Metropolitana de Sports Atléticos) e o Lauro Müller, na época ministro das Relações Exteriores.
Muller que fora fundamental para a realização do encontro, pois, sem uma solução para o impasse criado pela rivalidade das duas entidades, tomou a iniciativa de intervir e apaziguar a situação.
Tudo isso porque naquele ano, a Argentina resolveu promover o primeiro Campeonato Sul-Americano de Futebol e o presidente da AAF (Associação Argentina de Futebol), Adolpho Orma, passou a viver um dilema quanto a quem representaria o Brasil na competição.
Mas para o conforto de todos, no dia 21 de junho de 1916, foi assinado o acordo entre as entidades, causando a extinção da FBS e da FBF. Assim, foi criada definitivamente a CBD.
E em 9 de julho de 1916, Álvaro Zamith assumia o comando da nova entidade brasileira, permanecendo por poucos meses, até 4 de novembro de 1916.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES