Álvaro Ferreira da Silva

Cidadão ilustre de Muzambinho e Caconde

por Kaique Lopreto, @kaiquelop

Álvaro Ferreira da Silva, mais conhecido por “Sô Arvo Ambrósio”, nasceu no dia 12 de julho de 1912 em Muzambinho, Minas Gerais. Desde 1922 ele mora na cidade de Caconde, São Paulo, onde construiu sua grande família.

Filho de Luiz Ambrósio da Silva e Maria Perciliana da Silva, Álvaro nasceu no mesmo ano que seu clube de coração, o Santos. Viveu a infância no bairro Guatapará, em Muzambinho, e caminhava quilômetros para vender frangos e galinhas no centro da cidade.

Até que, em 1922, Álvaro se muda para Caconde, para o bairo Barra Grande, onde passou a viver em uma fazenda com a família. Aos 27 anos, casou-se com Catharina Dias da Silva, que morreu em 2002, com quem teve 15 filhos. Ele viveu da cafeicultura na cidade, participando de todo o processo, deste a plantação até a colheita. 

Suas cinco filhas foram as primeiras professoras formadas da cidade. Os filhos chegaram a se destacar nas diversas equipes de futebol de Caconde. Além dos 15 filhos, Sô Arvo tem 26 netos e 10 bistenos.

Em 2012, quando completou 100 anos, Sr. Álvaro foi destaque do jornal local, sendo descrito como um dos cidadãos mais notáveis da cidade. Ele é conhecido por suas famosas expressões: “borná”, “mucuta”, “galinha na manguara”, “tintiano”, "corcovear", “embodocado”, “cambetiano” e “é bão num mexê”. 

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES