Alexandre Nepomuceno

Ex-zagueiro do Ceará

por Kaique Lopreto

Alexandre Nepomuceno, o “Filé de Gia”, foi um dos maiores zagueiros da história do Ceará e ídolo do Vozão nas décadas de 50 e 60. Ele nasceu em 1935, na cidade de Aracati, região litorânea do estado do Ceará. Era casado com dona Maria Nilce Mendes Nepomuceno, tinha cinco filhos, oito netos e quatro bisnetos. Morreu no dia 23 de maio de 2017, após ficar internado em estado de coma durante cinco semanas, quando sofreu uma queda que o fez bater a cabeça.

Com apenas 10 anos de idade, Nepomuceno se mudou para Fortaleza com o objetivo de estudar. Porém, após as aulas, ele sempre ia a Porangabuçu, onde o Ceará treinava, para bater bola com os amigos.

Em 1949, ele entrou para a equipe infantil do Glorioso. Dois anos depois, ele foi promovido para o time juvenil e se mudou para a sede do clube, a “Ilha das Cobras”.

Assim, logo subiu para o profissional e assumiu a titularidade. Ele foi bicampeão estadual em 1957-58 e tricampeão em 1961-62-63. Ele conta que um de seus maiores feitos foi a conquista da Copa Norte-Nordeste de 1969, quando o Vozão bateu o Náutico na final.

Ele chegou a receber propostas de Santos, Palmeiras e Fluminense, mas nunca deixou o Ceará e se aposentou pelo próprio Alvinegro.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES