Alexandre Kalil

Ex-presidente do Atlético-MG

por Tufano Silva

Após dois mandatos como Presidente do Conselho Deliberativo, o empresário e gestor desportivo Alexandre Kalil assumiu a presidência do Clube Atlético Mineiro no dia 30 de outubro de 2008, sucedendo Ziza Valadares no comando do Galo. Ele ocupou o cargo de presidente do Galo até 2014.

Em outubro de 2016, foi eleito prefeito de Belo Horizonte, vencendo no segundo turno João Leite, ex-goleiro do Atlético-MG.

Nascido em Belo Horizonte-MG no dia 25 de março de 1959, o atual mandatário do Atlético é filho de Elias Kalil, que também presidiu o clube entre 1980 e 1985, período em que o Alvinegro conquistou cinco dos seis títulos do Campeonato Mineiro que disputou

Entrou na vida política do Galo em 14 de outubro de 1999, quando assumiu o Conselho Deliberativo. Ganhou o Troféu Guará como melhor dirigente do futebol mineiro na temporada 2002, e foi reeleito em 2004.

Venceu nas eleições para a presidência do Atlético-MG, em 2008, o também empresário Sérgio Bias Fortes, por 271 votos a 130. Em 21 de novembro de 2009, Kalil foi eleito o melhor dirigente do futebol brasileiro pela CBF.

E no dia 24 de julho de 2013, conquistou para o Galo, que amargurava longos 42 anos sem um título de expressão, a inédita taça para o clube mineiro da Copa Libertadores da América. Durante a comemoração, Kalil ofereceu a conquista para seu pai, o ex-presidente Elias Kalil, que esteve na presidência alvinegra de 1980 à 1985.

Polêmicas

Durante todo o período em que permaneceu na presidência do Galo, Kalil sempre foi destaque na mídia por conta de suas declarações polêmicas. A de maior repercussão foi quando o mandatário comentou as saídas noturnas de alguns atletas do elenco. "Os jogadores têm que se cuidar, sim. O Atlético não é brinquedo. E, se eles tomarem um cacete na madrugada, não vai fazer mal nenhum".

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES