Alexander Dale Oen

Nadador norueguês
Por Danielle Nhoque
Alexander Dale Oen nasceu em 21 de maio de 1985, na cidade de Oygarden, na Noruega, e morreu aos 26 anos no dia 30 de abril de 2012, em Flagstaff, no estado do Arizona, Estados Unidos. Conforme informações da imprensa norueguesa, Dale Oen sofreu uma parada cardíaca após um treino e foi encontrado desacordado no chuveiro por seus companheiros de equipe. O atleta estava na América se preparando para os Jogos Olímpicos de Londres.
Alexander foi o segundo filho de Mona Lillian Dale e Ilgolf Oen, e começou a nadar com apenas quatro anos de idade. "Foi muito fácil e natural para mim", declarou, mais tarde, em seu site oficial.
Talentoso, começou a ganhar destaque no cenário esportivo em 2005, quando chegou à final da categoria 100m peito do Campeonato Mundial em Montreal. Em 2008, ganhou medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Pequim.
O real reconhecimento de Oen veio no ano de 2011, quando se sagrou campeão mundial em Xangai. Sua raça na competição selou a posição de nadador internacional de "alto vôo? e verdadeiro tesouro nacional da Noruega. Mas um motivo especial fez com que ganhasse status de "herói?.
Três dias antes, a Noruega havia sofrido um ataque terrorista e teve 77 mortos. Após a prova, Dale Oen apontou para a bandeira da Noruega em sua touca e, ao sair da piscina, dedicou sua vitória ao povo: "Em um momento como este para a Noruega, precisamos estar juntos, como um. É importante para mim simbolizar que, mesmo aqui na China, sou capaz de sentir as mesmas emoções".
Pelos resultados obtidos durante a carreira, Alexander Dale Oen era classificado, em 2012, como o melhor nadador da história do seu país.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES