Alessandro Del Piero

Atacante da Juventus e da Seleção Italiana
por Diogo Miloni

Quando se pensa em Juventus, da Itália, o nome de Alessandro Del Piero vem logo à tona. Por muito tempo dono da camisa 10 da Vecchia Signora, o atacante italiano tornou-se ídolo absoluto da equipe de Turim. Em 2012, após ajudar na conquista do Campeonato Italiano, o centroavante experiente decidiu deixar o clube após 19 anos.
 
Entretanto, o jogador não quis se aposentar. Ele aceitou o desafio e foi jogar na Austrália, pelo Sydey FC.
 
Após dois anos, mesmo veterano, o italiano não quis se aposentar. Assim, ele assinou com o Delhi Dynamos, da Índia.

Natural da pequena cidade de Conegliano, na região nordeste do país, Del Piero nasceu em 9 de novembro de 1974 e começou sua carreira nas categorias de base do Padova, modesto time da Segunda Divisão. Em pouco menos de três anos, cruzou o país em direção à Turim, para acertar seu contrato com a Juventus, o clube com maior número de torcedores e conquistas nacionais.

Em 1993, o atacante debutou com a camisa branca e preta da Vecchia Signora, e desde então nunca deixou de ser peça importante na equipe principal. Duas temporadas mais tarde, Del Piero foi chamado pela primeira vez para a Seleção Italiana, onde seu talento também foi muito bem aproveitado.

Pela Juventus, foram mais de 700 partidas oficiais e 288 gols anotados. Conquistou o Campeonato Italiano em cinco oportunidades, a Supercopa Italiana quatro vezes e uma vez a Copa da Itália e a Supercopa da UEFA. Inegavelmente, sua principal alegria no futebol foi em 1995, quando capitaneou a Juve no título da Liga dos Campeões.

Já com a camisa da Azzurra, foram 91 jogos e 27 tentos. Del Piero foi convocado para três Copas do Mundo: 1998, 2002 e 2006, sendo que no último dos mundiais foi fundamental para a campanha vitoriosa da seleção de Marcello Lippi.

Um atacante diferenciado, com identificação e amor ao clube que, praticamente, defendeu por toda sua trajetória no futebol.  Del Piero deixa saudades não só nos fãs da Juventus, mas em todos os amantes do esporte bretão.

Foto: UOL
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES