Alberto Tamer

Jornalista de economia
por Marcos Júnior
Alberto Tamer, um dos mais respeitados jornalistas especializados em editoria econômica, faleceu em 19 de maio de 2013, aos 81 anos, em São Paulo, após período longo de convalescença, mas a causa mortis não foi revelada. Ele deixou três filhos, dois homens e uma mulher, sendo um deles o assessor de imprensa Sérgio Tamer.
Tamer iniciou sua carreira na extinta  Rádio Excelsior, no jornal "O Tempo", em 1952, e sua primeira coluna em escrita foi pelo jornal "Correio Paulistano", na editoria política.
Sua ligação mais intensa, por mais de 50 anos, foi com o jornal "O Estado de S.Paulo", onde atuou como repórter editoralista e colunista.
Na Rádio Jovem Pan e no SBT, Tamer popularizou o entendimento da economia com um programa de esclarecimento aos ouvintes e telespectadores, o "Pergunte ao Tamer".
Pela Jovem Pan, Tamer também apresentou outro programa marcante, o "Meu Rico Dinheirinho", onde orientava os ouvintes sobre investimentos durante o período de alta inflação brasileira, entre as décadas de 80 e 90.
Também trabalhou na Rádio Eldorado, TV Manchete e Band.
Seu corpo foi velado e sepultado no Cemitério do Morumbi, zona oeste de São Paulo.
Abaixo, o obituário de Alberto Tamer, publicado no jornal Folha de S. Paulo em 20 de maio de 2013

Alberto Tamer (1932-2013) - O jornalista tira-dúvidas da economia
FLÁVIO FERREIRA
DE SÃO PAULO
Mesmo após o fim do horário do programa "Pergunte ao Tamer" na Rádio Jovem Pan, o jornalista Alberto Tamer continuava a atender telefonemas de ouvintes com dúvidas sobre assuntos econômicos, na década de 80.
Depois que ele ganhou um quadro com formato semelhante na TV, no SBT, passou a ser reconhecido em locais públicos e não fugia dos pedidos de explicações e dicas daqueles que o abordavam com dificuldades sobre o "economês".
Ele foi um dos pioneiros desse tipo de trabalho e o fazia com alegria. Porém, um episódio o deixou abatido.
Foi na presidência do atual senador Fernando Collor de Mello, quando o governo federal anunciou o confisco das cadernetas de poupança.
Depois de dar vários conselhos para as pessoas deixarem seu dinheiro seguro nas cadernetas de poupança, Tamer viu milhares de brasileiros terem suas economias bloqueadas de um dia para outro, e ficou inconsolável.
O carinho mostrado no atendimento ao público também era sentido pelos colegas de profissão. Nos mais de 50 anos de trabalho no jornal "O Estado de S. Paulo", atuou como repórter, editorialista, correspondente internacional e colunista.
Essa trajetória só foi interrompida no último dia 5 de fevereiro, quando ele foi internado para passar por uma cirurgia no coração.
Sua paixão pelas obras literárias resultou em uma biblioteca com mais de 5.000 títulos. Publicou sete livros.
Morreu ontem aos 81 anos, em razão de insuficiência cardíaca, e foi cremado.
No casamento com Linda, teve três filhos.
    ver mais notícias
    comments powered by Disqus

    Selecione a letra para o filtro

    publicidade
    • Tabela

    • BRASILEIRÃO 2017

    • Classificação
      Pontos
    • 1 Bah
      3
    • 2 Pal
      3
    • 3 Pon
      3
    • 4 Cor
      3
    • 5 Grê
      3
    • Veja tabela completa

    Últimos craques