Alberto Simões

Radialista esportivo
por Marcos Júnior/com informações de Juliano Ferri de Abreu e Silva
 
Alberto de Souza Simões, o Alberto Simões, foi um narrador esportivo natural de Belém do Pará que se estabeleceu no Vale do Paraíba-SP, na cidade de São José dos Campos. Ele morreu na madrugada do dia 21 de abril de 2016, aos 67 anos, em São José dos Campos-SP.

Em 1962 deixou sua cidade natal para se estabelecer inicialmente em Osasco, cidade vizinha à capital paulista.

Depois mudou-se para a bela cidade de Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, onde começou a atuar no rádio e, finalmente, na cidade em que viveu até a sua morte, São José dos Campos.

Primeiro, na Rádio Piraatininga, onde narrou sua primeira partida de futebol amador, no campo da Rhodosá, o Estádio Dr. Roberto Moreira.

A primeira partida profissional em que trabalhou foi em 31 de janeiro de 1965, entre São José e Palmeiras de Santa Bárbara, quando tinha apenas 17 anos.

Três meses depois da sua estreia, foi convidado a capitanear a equipe da Rádio Clube, depois Rádio Bandeirantes e, coincidentemente a primeira partida em que trabalhou foi, novamente, São José e Palmeiras de Santa Bárbara.

O primeiro comentarista com quem trabalhou foi Matarazzo Filho, por sinal, muito apreciado pelos torcedores.

Ao longo de quase meio século de profícuo trabalho, Simões acompanhou a trajetória de grandes nomes joseenses, como Edvar Simões, Pedro Yves, Zé Geraldo e Ubiratan, Amelinha e Tânia (do basquetebol); Neusa, Carmen Lúcia e Nazaré (do vôlei); Tião Marino e Zé Luís Pantera (do São José Esporte Clube) e muitos outros valorosos atletas.

Alberto Simões conduzia o programa "Parada dos Esportes", pela Rádio Bandeirantes para os fanáticos torcedores do Vale do Paraíba.
 
No dia 21 de abril de 2016, a redação do Portal Terceiro Tempo recebeu o seguinte e-mail de Luciano Martins, sobre Alberto Simões. Abaixo, confira:
 
Amigos, Faleceu o Prof.Alberto de Souza Simões, aos 67 anos de Idade em São José dos Campos -SP.

Alberto lutava contra um AVC a aproximadamente 4 anos e hoje pela manhã não resistiu.

Alberto, sem dúvida será lembrado como o maior nome do jornalismo esportivo do Vale do Paraíba.

Abaixo, segue um texto que escrevi em homenagem a aquele que sempre será chamado de mestre...

Manhã de sábado ensolarado, 26/02/2011, um dia inesquecível, afinal, foi o dia da minha estreia como Repórter de Campo na Rádio Bandeirantes AM 1120 de São José dos Campos.

Renato, um dos nossos motoristas, veio me buscar em casa, em seguida fomos até a casa do Prof. Alberto Simões.

Quando chegamos em sua residência, Alberto logo saiu no portão com sua bolsa e sua pasta com dados históricos e estáticos da partida que iríamos transmitir.

Alberto, sempre feliz ao sair para trabalhar, disse:

“Hêêêê Vieirão, vai viajar pela primeira vez com o Alberto Simões !!!”

Rimos, e eu, meio encabulado pela primeira viagem ao lado do Mestre, entramos no carro e fomos buscar o comentarista Edson Fonseca, para enfim, seguirmos rumo a Sorocaba.

A partida era pela 12° Rodada do Campeonato Paulista da Série A-2 daquele ano.

Partida realizada no Estádio Walter Ribeiro, com vitória de virada do São José E.C por 3x2 contra o São Bento.

Embora a partida tenha sido eletrizante, o jogo em si, pouco importa nesse momento.

Esse dia ficará marcado porque foi a minha primeira transmissão ao lado do MESTRE Alberto Simões.

Um dia que ficará marcado para o resto da minha vida, assim como o dia que eu acabei virando narrador de basquete, (justamente em virtude aos problemas de saúde do Alberto) e ele, mesmo internado, fez questão que eu fosse até o hospital para receber dele, o desejo de boa sorte a minha pessoa, pelas transmissões que viriam pela frente (seriam dois jogos no templo do Basquete brasileiro, o Ginásio Pedrocão em Franca, contra o Time de Franca, na fase de Playoffs do Campeonato Paulista).

Recebi dele, TODO o apoio que somente ele poderia me dar, antes dos jogos lá em Franca.

Antes de começar a transmissão ele me mandou um SMS que dizia:

“Serei o seu maior torcedor, eu e seu pai, VITÓRIA”

Quando a transmissão terminou outro SMS chegou, e mesmo a minha transmissão não sendo das melhores, ele escreveu:

“Já tenho substituto, Parabéns !!!”

Quis o destino que eu estivesse com o MESTRE em sua última transmissão.

Foi em uma partida de Basquete Feminino no Ginásio da GM.

No dia seguinte, ele passou mal e nunca mais voltou aos microfones, deixando um vazio irreparável para todos nós, amantes do esporte regional e seus colegas de trabalho.

Alberto é, sem dúvida, o maior nome da imprensa esportiva do Vale do Paraíba, e eu só tenho a agradecer por ter tido a oportunidade de ter trabalhado ao seu lado pelos estádios e Ginásios por aí a fora.

OBRIGADO MESTRE ALBERTO !!!

“Os Ponteiros Pararam” para você nesse plano, más, nunca deixarão de rodar em nossos corações em forma de recordações dos seus gritos de Gols da Águia do Vale ou das Cestas do nosso Basquete.

Descanse, merecidamente em Paz, querido Prof.Alberto Simões.

Um grande abraço do seu eterno aprendiz.

Vieira Junior.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES