Ailton Sortudo

Ex-meia do Fla, Flu e Grêmio
por Rogério Micheletti
 
Considerado um jogador pé-quente, Aílton dos Santos Ferraz, o Aílton, meia-direita que começou a se destacar no Flamengo no final dos anos 80, nasceu em 19 de janeiro de 1966, no Rio de Janeiro.
 
O Flamengo confirmou a dupla Jorginho e o ex-meia no comando técnico do Rubro negro em 18 de março de 2013, dois dias após a demissão de Dorival Júnior.
 
Carreira
 
Casado e pai de três filhos (dois meninos e uma menina), Aílton colecionou vários títulos na carreira. Ele iniciou a carreira no Olaria, mas ainda jovem foi para o Flamengo, onde despontou em 1987, atuando ao lado do ponta-esquerda Zinho.
 
Na época, o Flamengo, que era comandado por Carlinhos e tinha como principal craque Zico, faturou a Copa União de 87 ao derrotar o Internacional, de Taffarel, Nílson, Maurício e companhia, na final por 1 a 0.
 
Depois do Flamengo, clube no qual atuou em 380 partidas (203 vitórias, 101 empates e 76 derrotas) e marcou 28 gols (informações do "Almanaque do Flamengo", de Roberto Assaf e Clóvis Martins), Aílton foi defender o Guarani no começo dos anos 90. No time de Campinas, o meia recuperou o bom futebol e chamou à atenção do Kashiwa Reysol, do Japão, que o contratou.
 
Em 1995, retornou ao futebol carioca para defender o Fluminense, que vivia o jejum de títulos. O curioso é que a estrela de Aílton brilhou na final do Carioca justamente contra o Flamengo. A partida estava empatada por 2 a 2 (resultado que dava o título ao rubro-negro), quando aos 42 minutos do segundo tempo Aílton fez uma sensacional jogada pela ponta-direita, driblou duas vezes o lateral Charles e bateu cruzado. A bola desviou na barriga de Renato Gaúcho e morreu nas redes da meta do goleiro flamenguista Roger.
 
Em e-mail enviado ao Portal Terceiro Tempo, o jornalista e historiador Severino Filho lembra que Leo Feldman, árbitro da partida, relatou na súmula que o famoso "gol de barriga" foi anotado pelo meia Aílton, e não por Renato Gaúcho.
 
No ano seguinte, ele deixou o Fluminense, como herói, e foi defender o Grêmio. E no time gaúcho, Aílton mais uma vez viveu um dia glorioso numa final de campeonato. Na decisão do Brasileirão, ele fez o segundo gol gremista (o gol do título) na vitória sobre a Portuguesa de Desportos por 2 a 0.
 
Depois do Grêmio, onde foi reserva, Aílton jogou pelo Botafogo, Ponte Preta, União São João, Cabofriense, Madureira e Remo.
 
Em 2002,  atuou pelo Uberlândia (MG), pouco antes de encerrar a carreira em 2005. 
 
No Flamengo disputou 380 jogos, obtendo 203 vitórias, 101 empates e apenas 76 derrotas. Anotando 28 gols, as informações são do Almanaque do Flamengo, de Roberto Assaf e Clóvis Martins.
 
Do outro lado
 
Em 2007, iniciou a carreira como treinador profissional.  O seu primeiro time foi o América-RJ,  teve passagens por outras equipe fluminenses, como Cabofriense, Volta Redonda, Duque de Caxias e Resende.
 
Jorginho, seu ex-companheiro de Flamengo o chamou para ser o seu assistente no Goiás, Figueirense e até do outro lado do mundo,  no Japão, na equipe  Kashima Antlers.
 
A parceria é tão forte, que no dia 18 de março de 2013, time da Gávea confirmou a dupla Jorginho e Ailton no comando técnico do rubro negro carioca.
ver mais notícias
No Flamengo disputou 380 jogos, obtendo 203 vitórias, 101 empates e apenas 76 derrotas. Anotando 28 gols, as informações são do Almanaque do Flamengo, de Roberto Assaf e Clóvis Martins.

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES