Afonso Vitor de Oliveira

Ex-árbitro de futebol
Afonso Vitor de Oliveira, nascido em Cornélio Procópio (PR) em 18 de abril de 1942, mudou-se aos nove anos para Londrina, onde teve os primeiros contatos com o futebol. Apesar de jogar na linha, sempre dava um jeito de observar a atuação de quem estava apitando. Assim, não foi surpresa para ninguém quando concluiu o curso de formação de novos árbitros da Federação Paranaense de Futebol em 1969. Dois anos depois, dirigia sua primeira partida como profissional. Viúvo, é pai de quatro filhos e avô de seis netos. Mesmo aposentado como contador, trabalha em um escritório de advocacia em Londrina, onde mora até hoje. Semanalmente viaja a Curitiba, onde atua como presidente da Comissão de Arbitragem da Federação Paranaense de Futebol.
Admitir que não teve projeção nacional é um gesto nobre e de humildade de Afonso. "Apitei em um tempo em que havia a concorrência de grandes árbitros e não se dava muito espaço para quem não pertencia aos quadros de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul?.
A estréia com o emblema da CBF ocorreu no dia 4 de setembro de 1975 no Morumbi, quando o São Paulo venceu o Goiânia por 2 a 0 pelo Campeonato Brasileiro. Mas foi apitando o tradicional Atletiba que se destacou. "Trabalhei 26 vezes no clássico, sem falar das nove decisões de Campeonato Paranaense que conduzi?.
Por Marcelo Rozenberg
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES