publicidade

Afanasio Jazadji

Jornalista, radialista, advogado, publicitário e político

Afanasio Jazadji é um jornalista, radialista, advogado, publicitário e político brasileiro.

Em janeiro de 2017, Afanasio seguia morando em São Paulo e atuando como jornalista em vários veículos de comunicação. 

O comunicador nasceu no bairro paulistano da Mooca no dia 2 de novembro de 1950.

Aos 14 anos iniciou sua atividade jornalística colaborando com os jornais locais “O Amigo” e “Gazeta da Mooca”, já extintos.

Na grande imprensa, começou a trabalhar para a "Folha da Tarde" em fins de 1967, passando depois a integrar a Agência Folha de Notícias que se implantava no lugar do DICS (Departamento de Informações, Correspondentes e Sucursais) do Grupo Folha. Foi também contratado pela sucursal paulista do “Jornal do Brasil” e TV Paulista (hoje TV Globo).

Afanasio também passou pela Rádio Jovem Pan, Rádio Excelsior (hoje CBN), "Correio da Manhã" (jornal carioca já extinto), Rádio Globo e TV Globo (participou da estreia do programa “TV Mulher”, que marcou época na história da televisão). Ainda apresentou programas nas rádios Capital, Tupi, São Paulo, Rede Líder (FM) e Trianon.

Como repórter policial setorista da Sala de Imprensa na antiga Central de Polícia, no Pátio do Colégio, cunhou em 1970 o vocábulo trombadinha, que entraria para a gíria policial e linguagem cotidiana qualificando todo menor ladrão de pedestre.

Em seu programa pela Rádio Globo, em setembro de 1980, Afanasio criou o Disque-Denúncia, para ajudar a polícia na localização de criminosos e no esclarecimento de crimes de autoria desconhecida. À época, grupos de defesa de direitos humanos de bandidos protestaram alardeando que o Afanasio pretendia introduzir o “dedodurismo” no país.

Em 15 de novembro de 1986, ingressou na política, elegendo-se Deputado Estadual com 558.138 votos, e foi reeleito mais quatro vezes consecutivas, deixando a política em 2007.

Em 2015 assumiu uma das cadeiras da Academia Paulista de Jornalismo.

    Selecione a letra para o filtro

    publicidade
    • Tabela

    • BRASILEIRÃO 2018

    • Classificação
      Pontos
    • 1 Pal
      59
    • 2 Int
      56
    • 3 Fla
      55
    • 4 São
      52
    • 5 Grê
      51
    • Veja tabela completa

    ÚLTIMOS CRAQUES