Adilson

Ex-meia da base do Inter e Grêmio
Adilson Benfica da Rosa, o ex-meia Adilson, nasceu em Porto Alegre em 10 de julho de 1947 e faleceu na mesma cidade em 9 de setembro de 2005, vitimado por complicações decorrentes da hepatite C. Começou a carreira nas categorias de base do Inter, em meados dos anos 60, e parou em 1983 no Esportivo de Bento Gonçalves. Passou também pelo Grêmio, Bahia, Associação Esportiva Santo Angelo, Atlético Carazinho e Juventude.
Era casado com Marlene Kretschmann da Rosa. Deixou três filhos, Marcelo, Mônica e Vanessa Kretschmann da Rosa, e um neto, Lucas Goularte da Rosa.
Adílson jogava em uma equipe amadora de Porto Alegre chamada Taurus, mantida pela empresa de armamentos e munições Taurus. Foi tão bem que tempos depois foi convidado por Abilio dos Reis, famoso olheiro gaúcho, para fazer teste nas categorias de base do Inter. Ficou um bom tempo no Colorado. Em seguida, transferiu-se para o Grêmio em uma polêmica negociação. Na época, não tinha contrato com o Inter e o tricolor acabou lhe propondo o primeiro vínculo profissional da carreira.
Em 71 foi campeão baiano pelo Bahia. Três anos depois, quando atuava pelo Atlético de Carazinho, recebeu um convite de um empresário americano para jogar no Cosmos de Nova York. Mas dias antes de embarcar para a América do Norte, declinou. Como se sabe, tempos depois o Cosmos tornou-se uma constelação de craques, com nomes como Pelé e Carlos Alberto Torres.
Por Marcelo Rozenberg
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES