Abelardo

Ex-ponta do Corinthians e Operário-MS
por Rogério Micheletti
 
Rápido e habilidoso ponta-direita revelado pelo Corinthians no final dos anos 80, Abelardo Xavier de Oliveira, o Abelardo, assim que encerrou a carreira, com apenas 28 anos, voltou a viver na cidade de Ponta Porã (MS), onde nasceu no dia 14 de janeiro de 1971, e depois montou uma loja de carros, a "Gênesis Automóveis", em Campo Grande (MS).
 
"Encerrei a carreira ainda jovem porque sofria com o rompimento do músculo da coxa", conta Abelardo, que é casado com Cristiane Medeiros Oliveira e tem duas filhas: Jéssica e Letícia.
 
Embora fosse uma das grandes promessas do alvinegro do Parque, entre o final dos anos 80 e começo dos anos 90, Abelardo teve poucas oportunidades de atuar na equipe principal corintiana.
 
Em 1990, ele chegou a ser sondado pelo Goiás, que na época ofereceu o zagueiro Márcio Azevedo (ou Márcio Goiano), o mesmo que jogou também no Sport Recife, no Atlético Mineiro e no Figueirense, em troca do ponta. O Corinthians não aceitou a troca.
 
Abelardo permaneceu no clube, mas não conseguiu encontrar espaço. Segundo ele, uma promessa de um falso empresário atrapalhou sua trajetória no Corinthians. "O cara me prometeu um salário altíssimo para jogar na Bélgica, no Anderlecht. Para isso, ele falou que eu tinha que pegar o passe do Corinthians. Era muito garoto e entrei naquela conversa. Cheguei a brigar com gente do clube por causa disso. No final, ele sumiu e eu fiquei um pouco mal no clube", lamenta Abelardo.
 
O ponta foi emprestado para times do interior, entre eles o Bandeirantes de Birigui e Novorizontino. O Tigre de Novo Horizonte (SP), à época, procurava um ponta-direita para substituir Alessandro Cambalhota, que defendeu o Santos, o Vasco, o Cruzeiro, o Atlético (MG) e o Corinthians.
 
Abelardo defendeu ainda o Pelotas (RS), Barra Mansa (RJ), Velo Clube Rioclarense (SP), Araçatuba (SP), Ponta Grossa (PR), União Bandeirante (PR), Monte Azul (SP) e Operário (MS), onde encerrou a carreira.
 
Na equipe juniores do Corinthians, Abelardo atuou ao lado do ponta Paulo Sérgio (tetracampeão mundial com a seleção, em 94), do centroavante Viola, do volante Embu, do zagueiro Ari Bazão, do lateral-esquerdo Duda, do centroavante André Luiz, do goleiro Felício, entre outros.
 
Recorde foi batido por Jô

Abelardo é o segundo jogador mais jovem da história do Corinthians a disputar uma partida oficial pela equipe alvinegra, mas o recorde foi batido por Jô, em 2003. "Eu ganhei a oportunidade em 1987 para jogar contra o Vasco, em São Januário. O técnico era o seu Chico Formiga. O Jô bateu o recorde em 2003. Ao lado do próprio Jô e do Zé Elias, eu faço parte dos jogadores com menos de 17 anos que vestiram a camisa do Corinthians", orgulha-se.
 
Convocações para seleções juniores

Abelardo viveu um bom momento na equipe de base do Corinthians, tanto que chegou a ser lembrado para defender a seleção brasileira sub-17. "Na ocaisão, o técnico era o Jair Pereira. Foi um bom momento na carreira, uma honra", lembra o ex-ponta.

Pelo Corinthians:

Atuou em uma única partida, em 11 de outubro de 1987, ocasião em que o Timão foi derrotado pelo Vasco por 4 a 1, jogo válido pela Copa União, no Maracanã.

Pelo Vasco, Romário marcou três gols e Vivinho fez o outro. O gol corintiano foi de Paulo Roberto (contra).

Fonte: Almanaque do Timão, de Celso Unzelte

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES