publicidade

Abel

Ex-ponta-esquerda do Santos
Abel, o Abel Verônico da Silva Filho, nascido no Rio de Janeiro no dia 2 de outubro de 1941, ex-ponta-esquerda do Santos (de 1965 a 1972), Londrina (em 1971) e do América/RJ (de 1961 a 1965), reside na Ponta da Praia em Santos (SP), onde trabalhou por oito anos na Prefeitura como professor de futebol para garotos.

Tem quatro filhos (um deles é jornalista esportivo, o excelente repórter Abel Neto, da Rede Globo de Televisão) e seis netos. Dois de seus filhos são gêmeos: Donald e Douglas. Eles nasceram em Guadalajara, México, onde Abel jogou quatro anos pelo Atlas. Abel militou no futebol mexicano de 1972 a 1976, quando encerrou sua brilhante carreira.

Em 2000, ele começou a trabalhar como Supervisor do Departamento de Futebol Amador do Santos Futebol Clube. Continua sendo funcionário do Santos e, depois da morte de Tite, tornou-se um líder ainda maior, e natural, junto aos veteranos e históricos ex-jogadores do Santos. Abel é adorado pelo mundo da Vila Belmiro.

Abel jogou também no Coritiba, em 1971, emprestado pelo Santos. O encerramento de sua carreira foi realmente no futebol mexicano, em 1976, como ponta-esquerda do Atlas de Guadalajara.

Revelado pelo América do Rio, era o terror de Carlos Alberto Torres nos clássicos entre Fluminense e Ameriquinha. "Eu não conseguia pará-lo", diz o grande capitão de 70. "Abel jogava muito, nunca levei vantagem contra ele e adorei quando ele veio para o Santos. Assim fiquei livre do neguinho", lembra Carlos Alberto Torres, sorrindo.

Nas fotos, você vê Abel ao lado de Garrincha jogando pelo América do Rio e vê também o ex-ponta em algumas formações do Santos FC. A imagem européia (abaixo) é maravilhosa, e foi colhida em Praga, então capital da hoje dividida Tchecoslováquia. "Foi uma excursão que fizemos em 1964, ganhamos a maioria dos jogos e eu nunca vou me esquecer daquele estádio de Praga. Parecia que estávamos jogando no meio da rua, do lado de belos e históricos prédios", recorda Abel.
 

Agora veja o que a prefeitura de Praga estava fazendo, em abril de 2008, no local do antigo e romântico estádio que serviu de cenário para uma das mais belas fotos do amplo acervo de nosso portal de memória esportiva. Ela construiu uma nova e moderna Arena, deixando de lado a saudade e o romantismo do passado.





É PESSOAL, MAS EM SEGUIDA AO RECEBIMENTO DESSAS FOTOS SURGIU UM FATO NOVO, ACOMPANHE NA PRÓXIMA PÁGINA
RETIFICAÇÃO

Ainda sobre o estádio em questão, leiam correspondência abaixo e vejam fotos atuais da verdadeira praça de esportes de Praga onde o América jogou em 1963.
Para: Milton Neves
De: Walter Roberto Peres
Milton, bom dia.
Cometi um equivoco e humildemente gostaria de repará-lo. Com respeito àquele estádio em que América do Rio jogou em 1963 na cidade de Praga, verifiquei junto ao clube proprietário (F.C. Bohemians - 1905) e obtive a informação de que o mesmo ainda existe (chama-se Dolicek Stadium), tendo sido apenas reformado parcialmente nos últimos três anos (agora todos os lugares têm assentos). Do interior do campo ainda é possível ver os prédios antigos, conforme fotos em anexo. As fotos do estádio em construção que enviei anteriormente são referentes ao novo estádio do Slavia (também no meio de vários prédios), que está em fase final de construção.
Veja abaixo a troca de mensagens:
Good afternoon !
In a near past, I saw in your website photos of the Dolicek Stadium (Bohemians Stadium) in Prague.
Now these photos are not available anymore.
Can you please inform is this stadium was dismountled or renewed ?
I saw in other sites that the other stadium in Prague (Sparta´s stadium) was repleaced by an modern arena. Is that correct ?
Many thanks in advance for your assistance on this matter
Kindest Regards
Walter
Santos - Brazil
To: Libor Koubek
Fm: Walter Peres
Noted your last with thanks. Was this stadium renewed after this old attached photo taken in 1963 ?
The buildings behing the playing fild still can be seen if a photo taken today by the same position ?
Many thanks in advance
Best Regards
Walter
Santos - Brazil
It was renewed a little during last 3 years, now all seated. The buildings stil in the same postition
LK
Hello,
it seems the black white photos are quite old and it´s Sparta stadium.
The coloured photo is new stadium of Slavia which is finishing in these days.
But we are Bohemians, so I can´t give you more information, don´t know..
Have a nice day
Jakub Havrda
Fanshop Bohemians 1905
Vr?ovická 31, 101 00 Praha 10
www.bohemians1905.cz
Como pode ver, o estádio ainda existe e os prédios antigos ainda estão lá (felizmente.....)
Abraços e desculpe.
Walter





    ver mais Áudio

    Selecione a letra para o filtro

    publicidade
    • Tabela

    • BRASILEIRÃO 2018

    • Classificação
      Pontos
    • 1 Pal
      62
    • 2 Fla
      58
    • 3 Int
      56
    • 4 São
      53
    • 5 Grê
      52
    • Veja tabela completa

    ÚLTIMOS CRAQUES