A imponência de Durban

Chico Santo, bastidores da Copa do Mundo-2010

Paula Vares Valentim
jornalista responsável

Chico Santo, direto da África do Sul - Um gigante adormecido. Há vinte dias para a abertura da Copa do Mundo de 2010 o cheiro de tinta do maior estádio de futebol da África do Sul ainda pode ser inalado por quem respira os ares do mundial. Enquanto as paredes do General Stadium Moses Mabhida, construído em Durban especialmente para a competição recebem os últimos retoques, o esporte parece ganhar vida nos arredores do palco da partida entre as Seleções do Brasil e Portugal, em jogo válido pela ultima rodada da fase de grupos. "Estou passando uma segunda mão. Falta pouco, mas ainda hoje vou terminar esse corredor. Com certeza o Estádio estará pronto antes do início da Copa do Mundo?, afirma o pedreiro Mukale Botsuna. O trabalho da equipe de apoio chama a atenção dos curiosos que ansiosos pelo início da competição vão ao local para conferir como anda aquele que pode ser considerado o orgulho de toda a cidade: "É belo, não? Um dos estádios mais bonitos do mundo. Com certeza é o mais imponente de todo o país e estamos muito felizes com isso?, diz a aposentada Louise Nomusa. O estádio tem capacidade para 70 mil pessoas e foi erguido em uma das áreas mais exuberantes de Durban. Localizado há poucos metros de uma reserva de preservação ecológica está situado ao lado do Oceano Índico e oferece aos seus visitantes um vasto leque de opções de lazer. "Há muito o que fazer por aqui. Até o próximo domingo, por exemplo, se você quiser poderá pular de bungee Jump até o gramado. Há, também cafés, restaurantes e lojas para entreter o público que não vai ficar parado antes do jogo?, diz o funcionário Bomani Staip. Com uma arquitetura imponente, é impossível deixar de notar a audácia dos engenheiros que implantaram na planta original um elevador panorâmico que passa por cima de toda a extensão do gramado. "São 5 rands (aproximadamente U$ 1,00). O passeio dura em torno de 5 minutos e dá ao torcedor uma vista superior do campo?, acrescenta.

Detalhes em mármore e piso branco aumentam o glamour do local que indiscutivelmente foi projetado para impressionar. Quem cruzar a catraca e receber a luz verde de autorização de entrada vai encontrar assentos confortáveis e numerados por letra e cor. Todos os lugares possuem proteção ao Sol e a Chuva. Tudo aparentemente como manda a FIFA. "Os portões serão abertos com apenas 60 minutos de antecedência ao jogo. É suficiente porque tudo está preparado para que não haja problemas. Você pega o seu ingresso e vai para o seu assento, respeitando á demarcação?, diz Staip.
A única exceção,dentro do que parece perfeito, num claro exemplo de que alguma coisa foi esquecida fica por conta do gramado, apesar dos muitos avisos de "não pise na grama?. Placas desrespeitadas pelos próprios funcionários. E, por trás de todo o luxo que complementa o espetáculo, os atletas encontrarão um campo onde a terra pode ser visível em praticamente toda a extensão lateral. Um sinal de que se o principal e mais moderno estádio de futebol da África do Sul apresenta problemas de caráter básico, é melhor que os atletas saibam que se depender do campo de jogo o futebol pode ficar apenas como segundo plano dentro de um conjunto de lazer e diversão. 

 

Home - Bastidores da Copa do Mundo 2010
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES