O resultado positivo, que veio graças ao nono gol de Willian no ano

O resultado positivo, que veio graças ao nono gol de Willian no ano

Danilo Lavieri e José Edgar de Matos
Do UOL, em São Paulo (SP)

O Palmeiras cumpriu o objetivo de terminar com a liderança do Grupo 5. Na noite desta quarta-feira, no Allianz Parque, a equipe comandada por Cuca derrotou o Atlético Tucumán-ARG por 3 a 1, gols de Yerry Mina, do artilheiro Willian e de Zé Roberto, e assegurou a primeira colocação, que permite ao atual campeão brasileiro decidir a fase oitavas de final diante do torcedor em São Paulo.

O resultado positivo, que veio graças ao nono gol de Willian no ano - o goleador da equipe em 2017 -, deixou o clube alviverde com 13 pontos e quatro gols positivos de saldo – somente após a rodada desta quinta-feira, o time de Cuca saberá em qual posição entrará no sorteio, a ser realizado no dia 14 de junho. A segunda posição do grupo ficou com o Jorge Wilstermann-BOL, mesmo com a derrota por 2 a 0 para o Peñarol.

O triunfo também serve como uma resposta a Cuca. Eliminado na etapa de grupos no ano passado, quando caiu da competição após comandar o time alviverde em três jogos, o treinador reestreou na competição de maneira positiva. Será o primeiro mata-mata do comandante no torneio desde 2013, quando levantou a taça pelo Atlético-MG.

Agora, antes de pensar no início da etapa decisiva da Copa Libertadores, o Palmeiras retoma a atenção ao Campeonato Brasileiro. No sábado, a partir das 19h (de Brasília), o clube tentará a reabilitação na competição diante do arquirrival São Paulo, no Morumbi, pela terceira rodada da mais importante competição nacional.

Quem foi bem: Alejandro Guerra

O meio-campista venezuelano teve atuação destacada na noite desta quarta-feira e teve participação direta nos dois gols do Palmeiras. No primeiro, Guerra lançou Guedes, que deu a assistência a Mina. No segundo, cruzou a bola para a área, que sobrou para Willian dar a vitória ao atual campeão nacional. Saiu aplaudidíssimo pelo público.

Quem foi mal: Fernando Prass

Em uma noite na qual o Tucumán se mostrou tímido no campo de ataque, o gol argentino saiu graças a um erro de Fernando Prass. O goleiro palmeirense errou o tempo de bola no cruzamento e permitiu a Rodríguez igualar o marcador até então.

Borja tem atuação tímida

Tratado como dúvida até a chegada da equipe no Allianz Parque, Miguel Borja começou a partida decisiva entre os titulares, mas pouco colaborou. Com movimentação tímida e travado, o centroavante mal participou das principais chances palmeirenses. Na marcação, cobrança constante, recebeu chamados em alguns momentos do jogo. Saiu com 14min do segundo tempo

Palmeiras volta a falhar pelo alto

O drama das bolas aéreas voltou a atingir o Palmeiras na noite desta quarta-feira. O Atlético Tucumán chegou ao empate por intermédio de uma bola levantada para a área, na qual Rodríguez aproveitou cruzamento aos 11min da etapa final e igualou o marcador. Foi o oitavo gol sofrido pelo alto, em nove durante toda esta fase de grupos.

Cucabol

Pode-se colocar o primeiro gol palmeirense na `conta do Cuca´. A jogada ensaiada de bola parada foi trabalhada nos dois dias que antecederam o jogo e é uma marca de Cuca. No ano passado, contra o Coritiba, Mina também completou para as redes uma jogada semelhante, após passe de Róger Guedes. Contra um Tucumán, em um quase dejá vu, o camisa 23 voltou a assistir o zagueiro colombiano, que abriu o placar logo aos 15min da primeira etapa.

Calça vinho voltou

`Ausente´ na derrota por 1 a 0 para a Chapecoense, no último final de semana, a calça vinho de Cuca retornou nesta quarta. Em uma partida decisiva pela principal competição palmeirense no ano, o treinador apostou na vestimenta que se tornou `moda´ entre os torcedores.

`Pitbull, cachorro louco´

Suspenso por seis jogos pela Conmebol depois na confusão ocorrida em Montevidéu, Felipe Melo compareceu ao Allianz Parque na noite desta quarta-feira para acompanhar a partida. Mesmo fora do jogo e das próximas fases da competição sul-americana., o camisa 30, presente em um camarote da arena junto ao cortado Erik, teve o nome gritado pelos torcedores antes do compromisso: `o bagulho é louco; Felipe Melo, Pitbull, cachorro louco´.

`Glória, glória! Aleluia!´

Além de Felipe Melo, outra presença especial marcou a despedida do Palmeiras da fase de grupos da Libertadores. De férias após a temporada de estreia no Manchester City, Gabriel Jesus presenciou o embate em um camarote localizado no 4º andar do Allianz Parque. O camisa 9 da seleção chegou ao Brasil na última terça e aproveitou a visita para prestigiar o clube responsável por revela-lo para o futebol mundial.

Homenagem póstuma

Antes de a bola rolar, a organização da partida determinou um minuto de silêncio em homenagem póstuma a três torcedores: um palmeirense e dois `hinchas´ do Atlético Tucumán, mortos em acidente sofrido ainda na Argentina, a caminho de São Paulo para a partida desta quarta-feira. Os palmeirenses, em atitude louvável, trocaram a calmaria pelos aplausos como tributo aos argentinos.

Últimas do seu time