O temor no Fluminense era de que o jogador se sentisse desestimulado com a falta de oportunidades no time titular

O temor no Fluminense era de que o jogador se sentisse desestimulado com a falta de oportunidades no time titular

Rodrigo Paradella

Do UOL, no Rio de Janeiro

A atuação de gala de Walter na goleada por 5 a 2 sobre o São Paulo na noite de quarta-feira, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro, não poderia ter vindo em momento melhor para o Fluminense. Com dois gols, o jogador finalmente teve uma atuação decisiva sob comando do técnico Cristóvão Borges e acabou com a preocupação tricolor sobre sua estabilidade psicológica após a reserva definida pelo treinador desde sua chegada, no começo de abril.

O temor no Fluminense era de que o jogador se sentisse desestimulado com a falta de oportunidades no time titular, assim como aconteceu no Porto e no Cruzeiro em passagens anteriores. Walter chegou a ter uma queda de rendimento nos últimos jogos, mas nada comparado aos problemas passados.

E parte desta atitude de Walter se deve ao fato de Fred estar na seleção brasileira que disputará a Copa do Mundo. Uma das principais motivações para o atacante manter o foco nos treinamentos e jogos foi a certeza de que teria oportunidades com a ausência do camisa 9, que pode até mesmo deixar o clube após o Mundial.

O técnico Cristóvão Borges exaltou a importância da atuação contra o São Paulo para o crescimento de Walter nas próximas rodadas. O treinador, porém, negou que ele tenha ficado desmotivado com a reserva.

"Ele não deixou de ser alegre, só não estava jogando. Ele trabalha bastante, sabe das suas qualidades. Ele aguardava a oportunidade e apareceu. É bom para ele e para o time. Ele tem participação importante. É inteligente", disse Cristóvão.

O treinador teve que mostrar jogo de cintura quando Walter reclamou de não ter sido aproveitado na vitória por 1 a 0 sobre o Palmeiras, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. A atuação do jogador contra o São Paulo e a dedicação frequente nos treinos comprovam que a conversa entre o atacante e o comandante após a crítica pública foi bem sucedida.

Além de espantar de vez a preocupação com o histórico de Walter, o Fluminense ainda recuperou um jogador importante para a sequência de três jogos sem Fred antes da Copa do Mundo, contra Bahia, Atlético-MG e Internacional, já que o gordinho substituirá o camisa 9 neste período.

Walter tem 9 gols em 19 jogos pelo Fluminense, mas apenas um deles havia sido anotado em partidas com Cristóvão até o confronto com o São Paulo. A última vez que o gordinho tinha balançado as redes antes de quarta havia acontecido há quase um mês, no dia 23 de abril, na vitória por 3 a 0 sobre o Tupi-MG, pela Copa do Brasil.

Foto: UOL

Últimas do seu time