O empresário acredita que a briga vai acabar em breve, porque o clube vai perceber a importância de um estádio como esse

O empresário acredita que a briga vai acabar em breve, porque o clube vai perceber a importância de um estádio como esse

Danilo Lavieri
Do UOL, em São Paulo

Muito feliz com o primeiro evento-teste na arena em que construiu para o Palmeiras, Walter Torre Jr., presidente da construtora que leva seu nome, disse que o sábado (27) foi decisivo para a história dos envolvidos com o estádio.

O empresário acredita que a briga vai acabar em breve, porque o clube vai perceber a importância de um estádio como esse. Ele ainda cogitou uma união na gestão entre construtora, gestora e time para ajudar no crescimento do time. E aproveitou para fazer uma cobrança.

"O que esperamos é que a nova gestão seja uma gestão que dê o tamanho e a responsabilidade que essa casa vai trazer. A gente quer que seja quem for o presidente tenha a noção da importância dessa casa. Os mais de 16 milhões de torcedores passaram por algumas dificuldades que não são aceitáveis. Quem tem 16 milhões de pessoas atrás não pode ter esse tipo de problema, não pode ter isso que a gente teve. Isso agora acabou", decretou Walter após a exibição do filme para 3 mil pessoas.

Caso a briga pela comercialização de cadeiras ou outros imprevistos não afetem o cronograma, a ideia é que o Palmeiras jogue pela primeira vez no estádio no dia 09 de novembro, contra o Atlético-MG. Já estão agendados também o próximo teste, com a despedida de Ademir da Guia, e dois shows: Paul McCartney em novembro e Rolling Stones em março.

Veja a entrevista completa com Walter Torre Jr:

Qual a sensação de entregar um estádio como esse hoje?

Walter Torre: Quando a gente entrega uma obra é como entregar um filho. A diferença é que desse filho eu não largo. Isso daqui vai mudar muito. Ele em si vai mudar, a cidade vai mudar muito por causa dele, então a ideia desse primeiro evento foi ver a alegria das pessoas que tinham essa curiosidade e pouco sabiam do que preparávamos. Hoje a gente não conseguiu mostrar tudo. Vai demorar um ano ou dois para que todos conheçam tudo o que tem aqui dentro. É Segurança, tecnologia, eficiência, prazer conforto.... A minha felicidade hoje foi muito grande de ver palmeirenses felizes com o estádio.

Sua avaliação é que deu tudo certo? Nota 10 para o teste?

Walter Torre: Deu tudo certo. Sempre vai dar. Avaliação 100%. E a gente já sabia que isso ia acontecer. Aqui, vamos sempre ser 100%. Isso vai marcar a cidade, tenha certeza do que te falo.

E qual o próximo passo?

Walter Torre: Nós temos uma obrigação com os órgãos municipais que teremos eventos crescentes. Faremos de 5 mil, para 10, depois 15 e aí 20. É isso. Mas hoje a gente já mostrou que estamos 100%. Faltam coisas de maquiagem, mas a macroestrutura está pronta. O sonho impossível está virando realidade.

A abertura vai ser mesmo contra o Atlético-MG, no dia 09 de novembro?

Walter Torre: É essa a ideia nossa, de chegar nesse dia prontos. Até lá, queremos ter feito todos os eventos testes. São cinco evento testes até o jogo e sempre público crescente.

Qual a chance desse plano ser mudado por causa da briga com o clube?

Walter Torre: Aquele impasse um dia vai ser resolvido. Queremos o melhor para o clube. O que é melhor para eles é melhor para a gente. Com certeza, o que a gente propõe é o melhor para o clube. Porque, independentemente de todos interesses, nós, de fato, investimos nisso, não ficamos na conversa. A ideia é criar uma ferramenta para que o Palmeiras seja o mais rico do país. Se analisar os europeus, eles nao eram nada há 30 anos. Os brasileiros eram melhores. O que mudou isso? Gestão moderna, tecnologia, administração e dinheiro. E hoje o Palmeiras entra numa nova fase. É um orgulho entregar essa casa fantástica e isso faz diferença. Vai ter mais dinheiro do que todos os outros.

Vocês estão com 11 patrocínios. E o clube segue sem um máster. Tem a ideia de ajudar o Palmeiras nisso? De agregar na gestão do clube com a experiência da WTorre e da AEG?

Walter Torre: A gente quer que o time vá bem, porque se eles forem a gente vai bem. Hoje, a instabilidade do clube causou certa dificuldade para conseguir patrocínio. Mas, agora, a gente andando juntos, vai ser muito fácil transferir um pouco do que a gente consegue. Temos a seriedade, o compromisso de fazer. Meu lema é empreender e surpreender, mas, mais do que isso, a gente entrega tudo, independentemente das dificuldades. Essas grandes empresas sabem que com a gente vai acontecer. Se a gente transferir a nossa credeibilidade para o Palmeiras eles vão ter patrocínio. A gente não pode esquecer que eles estão aqui por causa do Palmeiras, não pela gente. A gente deu só a ferramenta crível para eles. A nossa credibilidade e o jeito de fazer é o motivo de que eles estejam só com a gente. Mas rapidamente isso vai mudar. A gente vai remar no mesmo barco. O relacionamento vai melhorar. A gente tem tristeza por alguns palmeirenses torcerem contra, mas isso vai mudar. Antes, tínhamos WTorre, Arena e Palmeiras. A partir de hoje temos uma coisa só, o Allianz Parque.

Você está acompanhando a eleição no Palmeiras? Tem preferência?

Walter Torre: Não, não muda nada. Não tomamos partido. O que esperamos é que a nova gestão, o próximo período, seja uma gestão que dê o tamanho e a responsabilidade que essa casa vai trazer. A gente quer que seja quem for o presidente tenha a noção da importância dessa casa. Os mais de 16 milhões de torcedores passaram por algumas dificuldades que não pode. Quem tem 16 milhões de pessoas atrás não pode ter esse tipo de problema, não pode ter isso que a gente teve. Isso agora acabou. Agora estamos no mesmo barco.

Paul McCartney, Rolling Stones.. Já tem mais?

Walter Torre: e dai por mais. Tem mais surpresa.

Conta uma para a gente.

Walter Torre: O que vou revelar é um dado fantástico, de muito orgulho. O administrador do show do Paul veio aqui e nos falou algo de muito orgulho: ele disse que a Arena é a mais equipada e sofisticada que o Paul já tocou em todo o mundo. Entende isso? O Paul dá show há mais de 50 anos e ele vem e fala que aqui é o melhor lugar que tem? E isso é o que vai acontecer cada vez mais, com cada vez mais costume de fazer as coisas aqui. O cliente vai gostar, é seguro, confortável.. Vai ser uma bola de neve que mudará a cidade.

Para finalizar, como foi ver o Paulo Nobre vaiado na inauguração do estádio? O que você acha que aconteceu?

Walter Torre: Eu aprendi que a paixão do futebol é impressionante, e isso é cíclico. É o momento que está vivendo, um jogo que perde. O torcedor quer o melhor do time. E nós também. O Palmeiras ainda vai ser invejado por todos os torcedores com essa casa. Eles vão ficar de nariz mais levantado. E eles têm razão para isso.

FOTO: UOL

Últimas do seu time