Na Europa, o termo 'volante' não é utilizado no vocabulário do futebol

Na Europa, o termo 'volante' não é utilizado no vocabulário do futebol

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

Vanderlei Luxemburgo segue suas experiências no Cruzeiro. Enquanto não acha uma escalação ideal para a equipe engrenar, o treinador vai testando novos nomes entre os titulares e, desta vez, vai mexer até no esquema. Utilizado nos últimos dois anos que renderam ao clube o bicampeonato brasileiro, o 4-2-3-1 não será mais utilizado pelo treinador. Pelo menos por enquanto, Luxa vai recorrer ao 4-3-3, inspirado no lendário time de 2003, em grandes times da Europa e na atual seleção campeã mundial.

"As mudanças são necessárias. Esse caminho é o do futebol que se joga hoje. A Alemanha foi campeã com três jogadores de meio e três atacantes. Barcelona e Bayern jogam assim. Caminhamos para o que acontece no futebol", comentou o treinador, referindo-se à sua mais recente mudança. Willians formará o trio de volantes ao lado de Henrique e Charles. Mais à frente, Marinho, Alisson e Vinícius Araújo comandam o ataque.

Na Europa, o termo 'volante' não é utilizado no vocabulário do futebol. Considera-se apenas como meio-campista o jogador que atua na faixa central do campo com capacidade para defender e atacar com a mesma qualidade. Na Alemanha citada por Luxa, Toni Kroos e Schweinsteiger desarmam e armam, servindo de exemplos claros para aquilo que o treinador quer ver no Cruzeiro. No entanto, ciente das características de seus jogadores, Luxemburgo pretende deixar Willians mais preso, desempenhando a função única de defender, enquanto Henrique e Charles terão mais liberdade para se revezarem nas subidas ao ataque.

"Foi uma mexida tática. Fiquei com um (jogador) atrás e dois na frente. Charles e Henrique vão sair mais para o jogo. Tirei o da frente (meia) e coloquei dois por trás com participação de chegar, agregar. E três na frente que se movimentam", disse.

Desta forma, a ideia é deixar o time com mais pegada sem deixar de ser ofensivo. Dos três jogadores de frente, Vinícius Araújo deverá jogar como referência no ataque. Alisson será o maior responsável por organizar o time, revezando posicionamentos e jogadas com Marinho, e mantendo o setor com mobilidade.

"Mantemos os três atacantes com mobilidade. A entrada do Alisson dá mais mobilidade. Então eu dou essa consistência para eles se movimentarem ainda mais".

Outra referência de Luxemburgo ao utilizar o esquema é o time que levou a Tríplice Coroa com o próprio treinador, em 2003. Na ocasião, o ataque também era formado por três homens de características ofensivas, mas contava com o desempenho fora de série de Alex, maestro da equipe naquela temporada.

Foto: UOL

Últimas do seu time