Centenas de pessoas prestigiaram o evento. Foto: Divulgação

Centenas de pessoas prestigiaram o evento. Foto: Divulgação

Mais de 700 pessoas prestigiaram uma grande festa realizada no último domingo, 21 de outubro, em Muzambinho. O 1º Galeto Italiano, inciativa do juiz Flávio Schmidt, teve como objetivo arrecadar fundos para a construção de uma sala de depoimentos especial no fórum da comarca.

O local, decorado de maneira informal, com brinquedos e outros materiais lúdicos, será utilizado pelos profissionais da Justiça para ouvirem, de forma menos traumática, crianças e adolescentes que sofreram algum tipo de violência. O dinheiro será utilizado também para ajudar na manutenção da Casa Lar, abrigo para crianças em situação de risco social.

O evento foi animado com muita música, brincadeiras e bingo. No cardápio, cerca de 500 quilos de frango na brasa, além de salada, polenta, arroz, macarronada, maionese e vinagrete satisfizeram o apetite dos convidados. De acordo com o juiz, “ações como essa mostram o quanto podemos ajudar ao próximo com iniciativas simples, capazes de resolver nossas demandas”.

Segundo o magistrado, a comarca de Muzambinho foi pioneira no estado em ter uma sala de depoimento especial para crianças e adolescentes vítimas de violência, que funcionava desde 2009, na delegacia local. Porém, agora, a sala vai ser instalada no próprio fórum. O local será planejado de maneira a descaracterizar o ambiente forense, criando um espaço menos formal e mais lúdico. O objetivo é assegurar que crianças e adolescentes já fragilizados não sejam expostos a excessiva angústia e ao sofrimento de recontar – e, portanto, reviver – experiências traumáticas.

Casa Lar

As crianças que são atendidas pela Casa Lar são encaminhadas através de decisão judicial ou através do Conselho Tutelar, depois de um estudo social elaborado sobre o risco que os menores enfrentam no ambiente em que vivem. A associação acolhe as crianças em período integral, onde recebem moradia e passam a viver a rotina normal de uma casa. No local, elas têm regras e disciplina, frequentam escola, academia, aprendem a cuidar do espaço onde moram, a manter a higiene pessoal, têm atendimento médico e odontológico e recebem apoio multidisciplinar.

Últimas do seu time