Apesar da dificuldade do compromisso, os torcedores do bicampeão brasileiro podem crer em um triunfo no país vizinho

Apesar da dificuldade do compromisso, os torcedores do bicampeão brasileiro podem crer em um triunfo no país vizinho

O Cruzeiro tem um grande desafio pela frente na noite desta quinta-feira, quando enfrentará o River Plate, da Argentina, pela partida de ida das quartas de final da Copa Libertadores da América, no estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires. Apesar da dificuldade do compromisso, os torcedores do bicampeão brasileiro podem crer em um triunfo no país vizinho, o que significaria um grande avanço para a classificação.

O sonho de chegar à semifinal do torneio continental, fase que disputou pela última vez em 2009, quando enfrentou o Grêmio, pode ser fomentado por cinco motivos. Eles são listados pelo UOL Esporte:

1) Cruzeiro nunca foi eliminado pelo River Plate em mata-mata
O Cruzeiro enfrentou o River Plate três vezes em competições de mata-mata. Em 1976, na decisão da Copa Libertadores da América, o time mineiro sagrou-se campeão depois de um triunfo por 4 a 1 no Mineirão, uma derrota por 2 a 1 no Monumental de Nuñez e outra vitória – desta vez, por 3 a 2 – em campo neutro, em Santiago, no Chile.

Posteriormente, as duas equipes se enfrentaram pela Supercopa de 1991. Em novo confronto na finalíssima, deu Cruzeiro. O time de Belo Horizonte faturou mais uma taça para o seu extenso histórico de conquistas.

A última vez que se enfrentaram em mata-mata foi na Recopa Sul-Americana de 1998. Vencedor da Libertadores do ano anterior, o time comandado por Levir Culpi venceu os dois jogos contra o River Plate e venceu mais um título.

2) Em 2015, Cruzeiro tem melhor aproveitamento como visitante
Nos últimos dois anos, quando venceu o Campeonato Brasileiro por duas oportunidades, o Mineirão foi a grande fortaleza do Cruzeiro. Em 2015, porém, o aproveitamento fora de casa – 63,89% – é superior ao que obtém como mandante – 48,48%.

Nos 12 compromissos que disputou na condição de visitante, a equipe de Marcelo Oliveira venceu sete partidas, empatou duas e perdeu três. Foram 20 gols marcados e nove sofridos nesta situação.

3) Artilheiro do time no ano, Leandro Damião está de volta
Ausente do jogo contra o Santos, no domingo passado, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro por questão contratual, o atacante Leandro Damião retorna à equipe nesta quinta-feira, às 22h. Ele é a principal esperança de gols do time brasileiro. O centroavante marcou 13 vezes em 19 partidas disputadas pela equipe neste ano.

4) O goleiro Fábio fez três ótimas partidas em sequência
Embora a volta de Leandro Damião seja comemorada pela torcida, quem tem se destacado recentemente é o goleiro Fábio. Nas duas partidas contra o São Paulo que garantiram a classificação para as quartas de final da Copa Libertadores da América, ele fez defesas espetaculares, incluindo os pênaltis cobrados por Luís Fabiano e Lucão. Na derrota para o Santos, no fim de semana passado, o camisa 1 voltou a brilhar e impediu que o revés fosse ainda maior.

5) River Plate venceu apenas duas como mandante na Libertadores
Outro ponto favorável ao Cruzeiro na partida desta quinta-feira é o momento do River Plate como mandante. Os comandados de Marcelo Gallardo venceram apenas dois jogos em seu estádio nesta edição da Copa Libertadores da América.

Nas quatro vezes que atuou como mandante em Buenos Aires nesta edição do torneio, o time argentino empatou com o Tigres, do México, e o Juan Aurich, do Peru. Os dois últimos jogos terminaram em triunfo, diante do San José, da Bolívia, e do Boca Juniors, da Argentina.

Foto: UOL

Últimas do seu time