Até então, Braian só havia marcado um gol com a camisa do Grêmio

Até então, Braian só havia marcado um gol com a camisa do Grêmio

Braian Rodriguez saiu do banco e salvou o Grêmio de um novo empate na Arena, em Porto Alegre. Neste sábado (23), no primeiro jogo sem Felipão, o time gaúcho venceu o Figueirense por 1 a 0 – em jogo da terceira rodada do Campeonato Brasileiro. Mesmo com a mudança no comando, o tricolor repetiu vícios e novamente teve uma atuação fraca.

Até então, Braian só havia marcado um gol com a camisa do Grêmio, em 14 de março, em jogo contra o Cruzeiro-RS pelo Gauchão. A segunda bola na rede dele pelo clube é para lá de importante, pois garante a primeira vitória da equipe no Brasileirão. Com o resultado, o tricolor chega aos quatro pontos e deixa o Figueirense com apenas um.

Fases do jogo: Os primeiros 20 minutos do jogo foram de uma pobreza técnica quase surreal. Com três volantes, o Figueirense encaixotou um Grêmio sem velocidade. Erros de passes, divididas e balões. Cruzamentos para o nada e furadas em bola. A primeira chance de gol saiu dos pés de Giuliano, que girou dentro da área e obrigou Alex a espalmar no canto esquerdo.

Todo fechado, o time dirigido por Argel Fucks procurava a bola parada para atacar e não achou até o intervalo. Pelo contrário, viu este expediente render as outras duas chances dos donos da casa. Primeiro foi em escanteio curto, com levantamento de Douglas e gol de Marcelo Oliveira. O lance, porém, foi anulado por impedimento. Mais tarde, o camisa 10 bateu falta frontal ao gol e por pouco não acertou o ângulo direito.

"Temos que girar melhor e mais rápido a bola", resumiu Giuliano – que chegou a dar uma furada incrível dentro da área.

A etapa final teve mais do mesmo por mais de meia hora. Giuliano teve lampejos e ajudou o Grêmio a ser um pouco melhor. Com nova conclusão dele e um chute no travessão desferido por Luan. Quando o empate parecia fadado a ocorrer, o tricolor encaixou uma boa jogada. Marcelo Oliveira cruzou da esquerda e Braian Rodríguez – que entrou no lugar de Pedro Rocha no intervalo e não tinha produzido nada até então, desviou de cabeça para o fundo da rede. Depois ainda restou tempo para Luan concluir outra vez e forçar Alex a defender.

O melhor: Braian Rodriguez - centroavante não fez nada até o gol, mas em uma partida para lá de amarrada, balançar a rede e quebrar um jejum particular vale muito.

O pior: Douglas - outra vez titular, o meia não correspondeu. Foi sacado no segundo e assistiu do banco a pequena melhora do Grêmio até o gol sair.

Chave do jogo: bola aérea - em raro cruzamento certo, o Grêmio pegou a defesa do Figueirense desajustada e marcou. Até então, o time gaúcho havia criado boas chances em bola parada.

Toque dos técnicos: O interino James Freitas postou o Grêmio em no 4-1-4-1, mas viu o time repetir atuações pouco inspiradas. Com Luan e Giuliano pelos lados da linha de meio-campo, a equipe penou. As dificuldades também surgiram por conta da ideia de Argel Fucks. O técnico botou o Figueirense com três volantes e trancou o setor.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 1 X 0 FIGUEIRENSE

Data: 23/05/2015 (sábado)
Local: Arena do Grêmio
Público: 9. 743 pessoas (8.333 pagantes)
Renda: R$ 243.718,00
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (Fifa/SP)
Auxiliares: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa/SP) e Carlos Augusto Nogueira Júnios (CBF/SP)
Cartões amarelos: Galhardo, Walace, Douglas, Tiago, Braian Rodriguez (GRE); Yago, Cereceda, Fabinho, Leandro Silva (FIG)
Gol: Braian Rodriguez, aos 33 minutos do segundo tempo

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Galhardo (Fellipe Bastos), Erazo, Rhodolfo e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Giuliano, Douglas (Yuri Mamute), Luan e Pedro Rocha (Braian Rodríguez)
Técnico: James Freitas

FIGUEIRENSE: Alex; L. Silva, Marquinhos, B. Alves e Cereceda (Jefferson); Paulo Roberto, Fabinho, Marquinhos Pedroso e Clayton; Yago (Mazola) e Everaldo (Marcão)
Técnico: Argel Fucks

Foto: UOL

Últimas do seu time