Brasileirão embolado de ponta a ponta

Brasileirão embolado de ponta a ponta

Estamos no limiar do segundo turno do Brasileirão e nada está definido, tanto na ponta de cima quanto na de baixo da tabela de classificação, setores representados pelo  G4, corredor de passagem para a  Libertadores, e o Z4 ,túnel escuro que  conduz à segunda divisão.

 
A situação está indefinida, nesse dois extremos da tabela, com muitos clubes "entreverados" - como se diz no Pampa - em função da escassa margem de pontos que separa uns dos outros. 

Diante desse equilíbrio,  o clube que mais perdeu terreno nesse início do segundo turno foi o Cruzeiro, que chegou a ser apontado como virtual campeão de 2014, em razão do expressivo número de pontos que o separava do mais próximo seguidor.

Ao final da 21ª primeira rodada,  neste domingo, não dá mais para dizer com convicção  que a equipe de Marcelo Oliveira seja favorita à conquista do título. 
 
Na vitória de 2 a 0, diante da Raposa,  no Morumbi, o São Paulo ficou a apenas quatro pontos do líder, sinalizando com a possibilidade de ultrapassá-lo, tornando-se o mais sério candidato ao título de 2014.

O elenco são-paulino é disparado o melhor do país, possuindo jogadores de ponta  como Kaká, Alexandre Pato e Luiz Fabiano, que foram titulares absolutos da  seleção brasileira, além  do meia Ganso, também jogodor de exceção. 

Precisa melhorar um pouco seu sistema defensivo, mas isso não é tarefa das  mais difíceis para um técnico do nível de Muricy Ramalho, que aos poucos vai retomando sua posição de melhor treinador do futubol brasileiro.

A campanha do São Paulo tem sido extraordinária ultimamente, pois o clube do Morumbi venceu seis e empatou um (em Florianópolis diante do Figueirense) dos últimos sete jogos que disputou. 

Afora  a Raposa e o Tricolor paulista, candidatos ao título e vice-título , as outras duas vagas do G4 serão disputadas jogo a jogo entre Internacional, Corinthians, Grêmio e Fluminense, que possuem quase o mesmo número de pontos. 

A grande pergunta que paira é "quem vai cair para a segunda divisão em 2014 ?". Por enquanto a dupla Ba-Vi ocupa as duas últimas posições, nada que não possa ser revertido da noite para o dia, tirando os dois clubes baianos desse desconforto.

A diferença entre Palmeiras, que está na tangente do Z4, e Vitória, que segura a lanterna do Brasileirão, é de apenas três pontos, o que deixa uma boa margem para que o rubro-negro da Boa Terra ainda consiga escapar do rebaixamento.

A rigor, sete clubes, cuja pontuação oscila entre 18 e 23  pontos, correm  risco de cair:  Chapecoense (23), Botafogo (22), Palmeiras (21), Criciúma (21), Coritiba (20), Bahia (20) e Vitória (18).

Os outros clubes não mencionados nessa projeção voltada à conquista do título, vaga para a Libertadores e fuga do rebaixaemnto, estão naquela de "nem tanto ao céu nem tanto à terra".

Se por um lado eles têm poucas chances de  terminar o certame ocupando uma vaga no G4, por outro estão praticamente livres de chorar o leite derramado, em função de um eventual desastre que os conduza ao inferno da segundona.

Afora os 2 a 0 do São Paulo sobre o Cruzeiro,  merecem destaque nessa rodada do Brasileirão a vitória da Chapecoense, em casa, diante do Sport,  pelo placar de 3 a 1, e a do Flamengo diante do Corinthians por 1 a 0, no Maracanã, alcançada com um gol narcado em situação de impedimento.

O Internacional, depois das derrotas inexplicáveis para o Figueirense,  no Beira-Rio, e para o lanterna Vitória, em Salvador, conseguiu respirar, batendo o fraco Botafogo, em casa, por 2 a 0,  voltando à terceira colocação, em razão da derrota do Corinthians no Rio de Janeiro. 
 
O Grêmio empatou com o Galo em 0 a 0, no estádio independência, num jogo em que atuou todo o primeiro tempo apenas com opções defensivas, sendo amplamente dominado pelo dono da casa.

Voltou para a segunda etapa um pouco mais solto, com algumas jogadas de ataque, mas sem conclusões  a gol que exigissem grandes defesas por parte do goleiro Victor.

Giuliano não correspondeu outra vez, no trabalho de armação, mas mesmo assim só foi substituído por Luan, quase no final da partida, quando Felipão se deu por satisfeito com o empate, colocando Fernandinho no lugar de Dudu, melhor atacante do time.

Mudando de esporte, cumpre registrar mais um fiasco brasileiro neste ano de 2014, fazendo par ao vexaminoso 7 a 1 que levamos dos alemães na Copa caseira.
 
Dessa vez não levamos uma goleada, mas uma "cesteada" de 84 a 56 diante da Sérvia, em Granada, na Espanha, dando adeus ao Mundial de Basquete Masculino de 2014.

Tal como Felipão no comando da seleção canarinho, o técnico do sexteto brasileiro, Rubén Magnano, despediu-se do torneio mundial de forma melancólica, ratificando o provérbio de que diz "desgraça pouca é bobagem".

Mesmo sendo conterrâneo do Papa, o téncno argentino a serviço do Brasil não conseguiu um ajudinha do Céu, como o San Lorenzo, campeão da Libertadores, para se dar bem neste ano de 2014.  

Foto: UOL

Contatos com o colunista:
 jornalino@gmail.com - @twitter.com/jornalino - https://www.facebook.com/lino.tavares.- linotavares@jornalexpressominuano.com - On Line Jornal Porto Alegre - Revista Eletrônica Gibanet.com - Semanário Virtualino Online -
, Linotícias Portal International dihitt

Últimas do seu time