Confira as informações do repórter do Portal TT e Rádio Bandeirantes

Confira as informações do repórter do Portal TT e Rádio Bandeirantes

Barcelona e o Brasil
 
Li e ouvi algumas observações e críticas sobre o futebol brasileiro, depois do vareio do Barcelona sobre o Santos, na final do Mundial de Clubes. Concordo que os espanhóis atingiram um nível de eficiência e qualidade dos grandes times da história do esporte. Ao mesmo tempo, não acho que haja motivos para tanto desespero a respeito do futebol brasileiro. Guardiola foi claro e direto quando afirmou que o Barcelona perdeu bastante até chegar ao patamar atual. Isso se chama planejamento e convicção no trabalho, algo que não existe no Brasil. Na Europa, o profissional é mais respeitado e respeita mais do que no Brasil. Aqui, os técnicos atuam na base da pressão de dirigentes e torcedores e muitas vezes esquecem de suas idéias para obter resultados imediatos. Se as vitórias não acontecem, cai todo mundo. É isso que precisa ser debatido. O Campeonato Brasileiro não é ruim e tem equilíbrio e competição. O problema hoje é concepção de futebol. Sempre fomos referência e tivemos formas definidas de atuar. Hoje não. Ainda temos amadores diretivos e "professores" despreparados no banco de reservas. Isso precisa mudar. Do presidente ao ponta-esquerda. Qualquer "meia-boca" da base hoje é alçado ao pódio dos melhores. Clubes gastam milhões em contratações e querem vitórias sem tempo de trabalho e qualidade. Assim, fica difícil voltar aos bons tempos. Gostaria de um calendário equilibrado e gestões mais qualificadas e envolvidas com o principal: uma forma clara e definida de jogar. Times históricos foram feitos desta forma. O Brasil precisa acordar para isso. Mas repito: o Barcelona é uma exceção. O resto do mundo tem jogado tão feio quanto as equipes brasileiras.
 
Montillo
 
Pegando o tópico anterior como referência, escrevo sobre os interesses de Corinthians e São Paulo no meia Montillo. Os dois clubes tiveram a oportunidade de contratá-lo por um preço baixo, após a Libertadores de 2010. O Cruzeiro se antenou e trouxe o argentino. Claro que Montillo tem qualidade, mas será que vale a pena investir as fortunas anunciadas pelo jogador? Montillo teve um Brasileiro para esquecer, apesar de ter sido votado como um dos melhores do Brasileiro por setores da imprensa. O Corinthians chega a seis milhões de euros e o São Paulo aumentou este valor e ainda ofereceu mais três jogadores por empréstimo. Nada de planejamento e convicção. Apenas uma gastança porque os dirigentes dos dois clubes entendem que Montillo acertará os dois times. Pura emoção e pouquíssima razão.
 
Palmeiras
 
Recebo contatos de vários palmeirenses preocupados com a letargia da diretoria em contratar reforços. O quadro realmente é preocupante. Até agora, só chegou o lateral esquerdo Juninho. Meias e atacantes, necessidades fundamentais, são considerados caros e inviáveis no momento. Felipão já externou seu temor para 2012. O Palmeiras jogará sob pressão em todos os momentos e precisa de nomes para o time principal, mantendo um grupo competitivo para o ano que vem. Será mais um ano de muitas tentativas e pouco planejamento porque o clube não ganha um grande título desde 1999. E o detalhes é que todos sabem os motivos deste jejum. Mas insistem nos erros.

Foto: Placar

Últimas do seu time