Gustavo Scarpa fez seu último jogo oficial em 11 de março, contra o Ituano. Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

Gustavo Scarpa fez seu último jogo oficial em 11 de março, contra o Ituano. Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

Gustavo Scarpa está há quatro meses sem jogar uma partida oficial, mas sua condição física tem sido vista com ótimos olhos dentro do Palmeiras. Os treinos particulares que o meia se empenhou em fazer durante o longo período em que esteve impedido de jogar por causa de uma batalha judicial foram fundamentais para que, na avaliação interna do clube, ele voltasse melhor do que estava no início do ano.

Apesar de ainda precisar evoluir para chegar a 100%, Scarpa voltou com condição física avaliada como surpresa positiva pela comissão técnica. A parte de força, especialmente, foi bem exercitada pelo jogador em seus trabalhos particulares. Ele manteve a forma nos últimos meses em Hortolândia, cidade do interior paulista onde vive sua família.

Em janeiro, ao chegar ao Palmeiras, Scarpa teve detectada uma necessidade de passar por fortalecimento muscular para suportar melhor o longo calendário e as exigências do ano. Sem ter feito pré-temporada com o elenco alviverde por ter sido contratado só depois, o meia demorou para atingir a melhor forma física. Ele foi titular em apenas dois dos oitos jogos que fez até o Fluminense derrubar na justiça a liminar que o desvinculava do clube e reativar seu contrato.

Scarpa chegou a ganhar mais de 4 kg de massa muscular no começo do ano. Neste recente retorno ao Palmeiras, que aconteceu graças a um habeas corpus favorável a Scarpa no TST (Tribunal Superior do Trabalho) no fim de junho, o jogador apresentou ligeira perda de peso, mas já recuperou o que precisava.

O que mais falta, agora, é voltar a pegar ritmo de jogo, já que nos quase quatro meses em que esteve novamente ligado ao Fluminense ele participou apenas de "peladas" em Hortolândia. A perda de intensidade nas ações com bola é vista como inevitável dentro do Palmeiras e é algo que se espera que leve mais tempo para recuperar.

Independentemente disso, a tendência é que Scarpa seja titular do Palmeiras na volta do Campeonato Brasileiro, na próxima quinta-feira (19), em clássico contra o Santos no Pacaembu. Com Dudu e Moisés suspensos e Guerra machucado, o técnico Roger Machado tem escalado o meia como titular pela direita, formando uma linha de armadores ao lado de Lucas Lima e Hyoran, com Willian no comando de ataque.

O último jogo oficial de Scarpa foi em 11 de março, quando ele fez dois gols contra o Ituano, ainda pela primeira fase do Campeonato Paulista. Durante a excursão do Palmeiras pela América Central, ele jogou os dois últimos amistosos como titular: 2 a 0 sobre o Independiente Medellín e 6 a 0 sobre a Alajuelense, sendo que neste último jogo ele fez dois gols.

Últimas do seu time