Situação do local segue indefinida. Foto: Silvio Moredo

Situação do local segue indefinida. Foto: Silvio Moredo

A situação do Canindé, onde esá o Estádio Oswaldo Teixeira Duarte, o ginásio, piscinas e demais dependências sociais da Associação Portuguesa de Desportos, segue indefinida, sob ameaça em razão de dívidas que o clube tem, incluindo algumas trabalhistas.

Beto Freire, presidente da Associação de Amigos do Parque Vila Guilherme - Trote e diretor do Conseg da Vila Maria, elaborou um texto pedindo o tomabamento do Canindé, visando preservar a história, cultura, costumes, tradição e folclore do povo luso-brasileiro.

O texto  foi encaminhado à redação do Portal Terceiro Tempo pelo médico Emidio Valenti Tavares, que trabalhou na Portuguesa de Desportos nos anos 2000, como vice de medicina.

ABAIXO, O TEXTO DE BETO FREIRE SOBRE O TOMBAMENTO DO CANINDÉ

Como é de conhecimento público a Associação Portuguesa de Desportos esta sob constante ameaça de desaparecimento de nosso cotidiano, peço gentilmente o engajamento deste egrégio conselho para que possamos preservar e manter viva a história deste clube.

A Portuguesa é único representante no Brasil que mantém a tradição da colônia Luso-Brasileiro em sua história e cotidiano, além de promover os costumes de além mar é referência cultural e turística de São Paulo. 

Em sua parte social recebeu o projeto inovador há época do Arquiteto Vilanova Artigas, seu estádio de futebol é o primeiro portal a levar a população ao mágico universo do futebol.

Preservar a Portuguesa é preservar a história e cultura de nossos descobridores, mas é também manter viva a tradição e costumes da população paulistana.

O tombamento do complexo Oswaldo Teixeira Duarte é imprescindível para que possamos desfrutar de todas atividades artísticas que há muito são rotineiras no clube e estádio, manter de pé o monumental "Canindé" que é o cartão postal da maior rodoviária da América Latina e paisagem rotineira da via urbana mais movimentada do planeta é manter de pé a história da nossa cidade. 

Que todos nós possamos desfrutar e ver essa Portuguesa que além de brilhar no esporte é marco do trabalho incansável de um povo, este mesmo povo que faz parte de nossa história, cultura, costumes, tradições e hábitos.

Beto Freire

Presidente da Associação de Amigos do Parque Vila Guilherme - Trote e Diretor do Conseg Vila Maria

ABAIXO, IMAGENS DA DEMOLIÇÃO DO PARQUE AQUÁTICO DO CANINDÉ

Últimas do seu time