Os melhores e os piores cenários possíveis para o Timão nas 16 rodadas finais

Os melhores e os piores cenários possíveis para o Timão nas 16 rodadas finais

Polêmicas e controvérsias à parte, os resultados da 22ª rodada do Brasileirão aproximaram o Corinthians do sexto título brasileiro de sua história. Vale lembrar que desde que o torneio passou a ser disputado por 20 equipes, a pontuação média de pontos dos campeões foi de 74,6, enquanto a dos segundo colocados foi de 68,1. Portanto, para ser campeão, um clube teoricamente tem que somar pelo menos 69 pontos.

Com base nessas informações, confira algumas projeções dos melhores e piores cenários possíveis para o Timão nas 16 rodadas restantes, levando em conta alguns exemplos da própria história da competição.

 

(Cenário negativo) Corinthians - Campeonato Brasileiro de 2007

Quando se fala em pior cenário possível, o torcedor corintiano imediatamente se recorda do Campeonato Brasileiro de 2007. Ao final da 22ª rodada daquele ano, a equipe treinada pelo técnico interino José Augusto, havia acabado de ser derrotada por 5 a 2 pelo Atlético-MG, que hoje, por ironia do destino, é o principal adversário do clube do Parque São Jorge na disputa pelo título.

Na 16ª colocação, o Corinthians se encontrava quatro pontos à frente da zona de rebaixamento. Dali em diante foram quatro vitórias, cinco empates, sete derrotas e um rebaixamento. Portanto, caso repita o desempenho dos últimos 16 jogos da fatídica campanha de oito anos atrás, o Corinthians alcançará módicos 66 pontos. Tal soma seria suficiente apenas para garantir ao clube uma vaga na Libertadores de 2016.

Desempenho nos últimos 16 jogos do Brasileirão de 2007:

Vitórias: 4
Empates: 5
Derrotas: 7
Pontos: 17
Pontuação somada à do Corinthians atual: 66

 

(Cenário positivo) Corinthians - Campeonato Brasileiro de 2011

Na campanha do último título brasileiro corintiano, a equipe comandada por Tite também se encontrava na primeira colocação ao final da 22ª rodada, porém, com apenas dois pontos de vantagem para o São Paulo, segundo colocado.

Naquele ano, o retrospecto do Timão nas 16 rodadas finais foi de oito vitórias, quatro empates e quatro derrotas. No contexto atual, os 28 pontos conquistados elevariam a contagem corintiana aos 77 pontos, número mais que suficiente para garantir o título ao Timão.

Desempenho nos últimos 16 jogos do Brasileirão de 2011:

Vitórias: 8
Empates:4
Derrotas: 4
Pontos: 28
Pontuação somada à do Corinthians atual: 77

 


(Cenário negativo) Corinthians - Campeonato Brasileiro de 2013

A Era Tite no Corinthians ficará para sempre será lembrada pelos importantes títulos conquistados sob comando do treinador, mas nem tudo são flores. Menos de um após a conquista do Mundial de Clubes, no segundo semestre de 2013 o futebol apresentado pelo alvinegro decaiu vertiginosamente. Os placares em igualdade se tornaram tão frequentes que o comportamento do time recebeu a alcunha (ou diagnóstico) de “empatite”.

Caso repita em 2015 o retrospecto dos últimos 16 jogos da campanha de dois anos atrás, o Corinthians venceria quatro partidas, perderia outras quatro e empataria oito vezes. Somando os resultados à pontuação atual, o clube chegaria ao final da competição com 69 pontos, o que, por pouco, provavelmente deixaria o Corinthians apenas com o vice-campeonato.

Desempenho nos últimos 16 jogos do Brasileirão de 2013:

Vitórias: 4
Empates: 8
Derrotas: 4
Pontos: 20
Pontuação somada à do Corinthians atual: 69

 

 

(Cenário positivo) Cruzeiro - Campeonato Brasileiro de 2014

O Cruzeiro de 2014 foi a equipe mais bem sucedida do Brasileirão disputado nos moldes atuais. Então atual campeão, o clube dirigido por Marcelo Oliveira se encontrava em situação muito semelhante à que se encontra hoje o Corinthians. Com 49 pontos, contra 42 do São Paulo (segundo colocado), o bicampeonato celeste era naquele momento, um sonho muito próximo de se tornar realidade.

Com um aproveitamento de 64,58% nos 16 jogos finais, o Cruzeiro alcançou os 80 pontos, um recorde, e levantou a taça sem dificuldades na 36ª rodada contra o Goiás. Portanto, se o Corinthians conseguir repetir o desempenho do clube mineiro, praticamente garante o título.

Desempenho nos últimos 16 jogos do Brasileirão de 2014:

Vitórias: 9
Empates: 4
Derrotas: 3
Pontos: 31
Pontuação somada à do Corinthians atual: 80

As simulações também podem ser feitas levando em conta o retrospecto histórico de Tite à frente do Corinthians, e também do próprio clube na competição. Caso o clube mantenha o aproveitamento de 54,76% de pontos ganhos que tem desde o início da segunda passagem do técnico Tite pelo alvinegro, o clube alcançara ao final da competição, 75 pontos.

Já se levar em conta os 63,55% de aproveitamento que o clube tem desde a primeira edição do campeonato, em 1971, o Corinthians alcançaria 79 pontos, praticamente uma garantia de título.

Fotos: UOL

Últimas do seu time