Renato Augusto, um dos jogadores com melhor leitura tática do grupo, elogiou o novo sistema

Renato Augusto, um dos jogadores com melhor leitura tática do grupo, elogiou o novo sistema

Após um ano de reciclagem, Tite parece ter absorvido algumas novas ideias para o esquema tático corintiano. A nova referência do treinador é o Real Madrid, atual campeão europeu e mundial.

Já nos dois primeiros jogos do ano, na derrota contra o Colônia-ALE e na vitória contra Bayer Leverkusen-ALE, o treinador utilizou o esquema, pouco comum no futebol brasileiro e poucas vezes visto em suas passagens anteriores pelo clube.

No novo esquema, ao invés de utilizar dois volantes, um meia, dois pontas e um centroavante, Tite passou a jogar no 4-1-4-1. Nesse sistema, apenas um volante fica à frente dos zagueiro, no caso este volante é Ralf. O meio-campo é formado por Elias e Renato Augusto, acompanhado de Emerson, na direita, e Lodeiro, pela esquerda. Guerrero é o único atacante.

Renato Augusto, um dos jogadores com melhor leitura tática do grupo, elogiou o novo sistema.

"Isso deu uma sustentação maior atrás e conseguimos jogar. O que um time procura é isso. Marcar bem e sair para jogar", explicou o meia.

Outra variação da equipe madrilenha também foi utilizada pelo treinador. O time espanhol às vezes se posiciona com duas linhas de quatro jogadores, liberando Cristiano Ronaldo para avançar ao ataque. O Corinthians jogou de forma parecida contra o Colônia.

"Ele ataca no 4-1-4-1, ou 4-3-3, que diferem pouco. Eu mantive a estrutura do ano passado, implantando a variação de dois atacantes. (...) São dois enfiados, Guerrero e Emerson, com dois articuladores, Lodeiro e Renato Augusto", concluiu Tite.

Foto: UOL

 

Últimas do seu time