Ronaldo foi apresentado como acionista majoritário do Real Valladolid em setembro

Ronaldo foi apresentado como acionista majoritário do Real Valladolid em setembro

Thiago Rocha
Do UOL, em São Paulo (SP)

Apresentado em setembro como novo sócio majoritário do Real Valladolid, Ronaldo chegou com a promessa de trazer maior visibilidade ao modesto clube, mas também levou motivação aos seus jogadores. Antes candidata a fugir do rebaixamento, a equipe consolidou uma arrancada no Campeonato Espanhol desde que teve ações compradas pelo ex-atacante brasileiro e já entrou na zona de classificação à Liga Europa da próxima temporada.

A vitória fora de casa por 1 a 0 sobre o Betis, no último domingo, com gol do meio-campista Antoñito, levou o Valladolid a 15 pontos em nove rodadas, ocupando o sexto lugar na tabela de La Liga. O time de Ronaldo está à frente do Real Madrid, atual tricampeão da Liga dos Campeões, que enfrenta uma crise e foi novamente derrotado neste fim de semana - 2 a 1 para o Levante, no sábado.

Nesse embolado início de Espanhol, com favoritos tropeçando e equipes de médio porte brigando na parte de cima da tabela, o Valladolid aparece apenas três pontos atrás do Barcelona, líder do campeonato, com 18.

Antes de Ronaldo, o Valladolid havia somado apenas dois pontos em nove disputados. Desde a chegada do astro à direção do clube, foram 13 pontos conquistados de 18 que estavam em jogo.

São cinco partidas de invencibilidade - quatro vitórias e um empate -, em sequência iniciada no dia 22 de setembro, com o 3 a 3 diante do Celta de Vigo. É o "Valladolid fenomenal", como destacou o jornal "As" no fim de semana. O retrospecto mereceu destaque de La Liga após o triunfo sobre o Betis. "Efeito Ronaldo", escreveu o perfil oficial do torneio no Twitter.

O Valladolid está de volta à elite nacional após passar quatro temporadas na segunda divisão. Fundado em 1928, o clube obteve a sua melhor colocação no Espanhol em 1962/1963, quando ficou em quarto.

Na próxima rodada, a equipe de Ronaldo colocará a boa fase à prova diante do Espanyol, vice-líder do campeonato, na sexta-feira (26), em casa. Apesar da ascensão e de figurar na zona de classificação à Liga Europa, o técnico Sergio González prefere conter a euforia.

"Somos realistas. Sabemos qual é o nosso objetivo e seguimos somando pontos na tabela para lutar pela permanência (na primeira divisão)", afirmou o treinador após o triunfo sobre o Bétis.

Foto: Divulgação

Últimas do seu time