Corinthians despacha o Bahia, Grêmio bate o Coxa e agora ambos vão à luta pela liderança

Corinthians despacha o Bahia, Grêmio bate o Coxa e agora ambos vão à luta pela liderança

Corinthians e Grêmio fizeram a lição de casa nesta quinta-feira e se preparam agora para aquele confronto que , pelo que representa na briga pela liderança do Brasileirão, é disparado o jogo de maior expectativa desse primeiro turno do certame nacional da série A.

O Timão despachou o Bahia, na Arena de Itaquera, fazendo 3 a 0 no marcador,  enquanto o Tricolor gaúcho mandou o Coritiba de volta para a cidade de Sérgio Moro, de mãos abanando, vencendo o Coxa pelo placar de 2 a 0 na Arena do bairro Humaitá, onde mantém 100% de aproveitamento neste campeonato.

Torcedores colorados costumam dizer que a Arena não é do Grêmio e sim da OAS, que a construiu mediante um contrato de uso por parte do Clube, que se tornará proprietário do estádio se comprar os direito de posse da construtora ou após decorrido o prazo contratual que lhe garante a propriedade do complexo esportivo multiuso.  

É verdade que a Arena ainda não é do Grêmio, mas se existe algo que os gremistas podem dizer de boca cheia, para rebater essa flauta, é que quem manda nela é sem dúvida o imortal tricolor, outrora morador do Olímpico Monumental.

Inaugurada no dia 8 de dezembro de 2012, tendo portanto apenas 5 anos de existência, a nova casa gremista já coleciona acontecimentos de realce que enriquecem sobremaneira a história recente do clube.   

A começar pelo jogo inaugural, em que o Grêmio repetiu diante do Hamburgo o placar que lhe deu o título de campeão do mundo frente ao clube alemão, em 1983, a Arena do Grêmio (ou da OAS - como queiram) já se tornou palco de um título nacional conquistado (Copa do Brasil) e de uma goleada de 5 a 0 sobre o rival colorado, placar que só havia ocorrido num Gre-Nal realizado no dia 17 de julho de 1910, há 105 anos, portanto. 
 
Voltando à análise sobre os jogos de Grêmio e Corinthians nesta quinta-feira, não se pode dizer que os times vencedores encontraram facilidade para bater as equipes visitantes diante de suas torcidas, embora tenham alcançado suas vitórias com folga no placar. 

A verdade é que o líder e o vice-líder do campeonato não renderam nesses jogos tudo quanto são capazes de produzir, tal como demonstraram em confrontos anteriores quando obtiveram resultados positivos, praticando um futebol de elevado padrão técnico. 
 
Contudo, fizeram por merecer o 3 a 0 de São Paulo e o 2 a 0 de Porto Alegre, o que só vem comprovar que, mesmo quando não jogam tudo quanto podem, sobram-lhes qualificação técnica para vencer sem susto adversários de bom nível, como Bahia e Coritiba.

Agora é tudo com eles. Estamos às vésperas de um combate de mosqueteiros, no qual o alvinegro  paulista e o tricolor gaúcho adentrarão a Arena gremista, domingo, levando na bagagem o conceito de melhores equipes do país no momento (o que já é consenso) e a responsabilidade de garantir a liderança do Brasileirão após o apito final desse clássico, que poderá até se tornar o jogo do ano.

Como sempre acontece ante a expectativa de um clássico, torna-se imperioso conjeturar qual dos dois contendores é o favorito para esse confronto de gigantes.

Favorito,  com a contundência que caracteriza o temo, eu diria que não existe. Arrisco dizer, contudo, que o Grêmio me inspira um leve favoritismo, pois quer me parecer que presentemente pratica um futebol um pouco mais acabado e objetivo do que a equipe corintiana.

Além disso o time treinado por Renato Portaluppi vai atuar em sua Arena, diante de sua enorme torcida, onde venceu até agora todos os jogos desse campeonato e, o que é mais incrível, sem sofrer um gol sequer.
 
Vale considerar ainda que esse Grêmio de titulares que o Corinthians vai pegar pela frente no clássico de Porto Alegre possui melhor percentual de aproveitamento do que a equipe orientada por Fábio Carille, já que a diferença de 1 ponto que dá a liderança ao time paulista é fruto daquele jogo diante do Sport, em Recife, em que o tricolor atuou com uma equipe integrada por jogadores reservas e das categorias de base.   


Fale com nosso comentarista Lino Tavares: Portal Terceiro Tempo, Linotíciais Portal International, Portal Brasil News, Semanário VirItualino Online,  Rio On Line Jornal, On Line Jornal Porto Alegre, Jornal Expresso Minuano-RS. Facebook:  Lino Mídia Celebrities e Planeta Arte - Estrelas. E-mail: jornalino@gmail..com

Foto: UOL

Últimas do seu time