Mário Tilico, São Paulo, Náutico, Vasco da Gama, Tricolor

Mário Tilico, São Paulo, Náutico, Vasco da Gama, Tricolor

Clique aqui e acesse o blog Baú do Micheletti

Talismã do São Paulo no final dos anos 80 e começo dos anos 90, Mário Tilico, ex-ponta-direita (veja abaixo foto dele da Gazeta Press, quando foi contratado pelo Tricolor paulista, em 1988), hoje mora na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, sua cidade natal, onde trabalha como empresário de jogadores.

Ele começou a carreira de jogador no Vasco da Gama, mas explodiu jogando pelo Náutico. Em 1988, em uma transação considerada milionária pela imprensa pernambucana, Tilico deixou a equipe Timbu para jogar no São Paulo.

No Morumbi, o rápido ponta venceu a desconfiança dos tricolores aos poucos. Acabou virando uma espécie de talismã na equipe são-paulina. Marcou gols em partidas decisivas do Paulista de 89 (São Paulo 1×0 São José, primeiro jogo) e Brasileiro de 91 (São Paulo 1×0 Bragantino, primeiro jogo).

Depois do Tricolor, Tilico atuou no Cruzeiro, sendo campeão da Supercopa da Libertadores de 1991 (marcou inclusive o gol do título) e foi jogar em equipes médias do futebol espanhol. Retornou ao Brasil e passou por várias equipes, entre elas o Fluminense e o Juventude.

Mário Tilico, que é filho do saudoso atacante Mário (atuou no Vasco da Gama nos anos 50), disputou 115 jogos (48 vitórias, 43 empates e 24 derrotas) e marcou 23 gols (números do "Almanaque do São Paulo?, de Alexandre da Costa).

Em 2009, Mário Tilico começou a trabalhar como treinador, dirigindo o River, de Teresina. Nos 13 jogos à frente da equipe sofreu apenas uma derrota e terminou a Copa Piauí em terceiro lugar.

Em 2010 foi trabalhar no Catar. Voltou ao Brasil recentemente. E espera ainda ter sucesso como técnico aqui.

Imagem:@CowboySL

Últimas do seu time