Se Thiago voltou, Leandro Damião permanece ausente

Se Thiago voltou, Leandro Damião permanece ausente

O Santos venceu a Chapecoense por 3 a 0 na noite deste sábado, na Vila Belmiro, chegou ao bloco dos primeiros colocados na tabela do Brasileirão e – o mais importante – viu que a expectativa para que rendesse melhor com a volta de Thiago Ribeiro se concretizou. Depois de dois meses afastado do time por uma lesão no joelho esquerdo, o atacante voltou à ponta direita da equipe de Oswaldo de Oliveira, deu duas assistências e mostrou que é capaz de fazer o Santos brigar com os melhores clubes do campeonato.

Se Thiago voltou, Leandro Damião permanece ausente. E pode sofrer com isso, por culpa – positiva, para o Santos – de Gabigol. O caríssimo centroavante assistiu à partida no estádio, mas sem chuteiras. Ele se recupera de uma lesão no tornozelo esquerdo e deverá estar à disposição nas próximas semanas, mas viu Gabigol – seu substituto – marcar uma vez e fazer boa atuação.

Fases do jogo:

A Chapecoense encarou a partida da mesma forma que fez contra o São Paulo, no Morumbi. O Santos, no entanto, foi muito mais eficiente. Não optou em nenhum momento pelo chuveirinho, por depender da bola parada, como o time de Muricy Ramalho. Colocou a bola no chão e jogou futebol, num 4-3-3 extremamente funcional e de posicionamento rígido, organizado.

O primeiro gol, logo de início, saiu em confusão na área. Gabigol deu excelente assistência para Rildo abrir o placar. Como joga Gabigol, de 17 anos, que anteriormente preferia se chamar apenas Gabriel, sem o gol nome. Mas não tem como fugir: fez gol, o segundo do Santos após jogada de Thiago Ribeiro.

O terceiro gol do time da casa começou com excelente jogada de Gabigol. Dominou no meio de campo, penteou a bola, girou... tudo isso parado no lugar, para ganhar tempo enquanto Thiago Ribeiro voava para se tornar uma opção de passe. Thiago passou, Gabriel tocou em profundidade. No lindo passe, repetiu a jogada do gol anterior. Thiago cruzou e encontrou Diego Cardoso na área, para fechar a conta.

O melhor: Gabigol – deu uma assistência, fez um gol e foi brilhante ao iniciar a jogada do outro. Aos 17, deve deixar Leandro Damião no banco. Atuação excelente e madura, solidária.

Chave do jogo: O falso 9, Gabigol. Sem centroavante, Oswaldo de Oliveira ganha muito ao não ter centroavante em sua equipe. Sem Leandro Damião, ganha um jogador que atua tanto na armação – como no terceiro gol – quanto na finalização – como no segundo gol. Excelente partida do jovem e do treinador santista.

Na próxima rodada do Brasileirão, o Santos vai a Porto Alegre para enfrentar o Internacional. A Chapecoense, que fica com 11 pontos, joga em casa contra o Flamengo de Vanderlei Luxemburgo.


FICHA TÉCNICA
SANTOS 3 X 0 CHAPECOENSE

Data: 26/07/2014
Horário: 18h30 (de Brasília)
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Pericles Bassols Pegado Cortez (RJ)
Auxiliares: Rodrigo Henrique Correa e Eduardo de Souza Couto (RJ)

Gols: Rildo, Gabriel e Diego Cardoso
Cartões amarelos: David Braz e Alison (Santos) / Rodrigo Biro (Chapecoense)

Santos: Aranha; Cicinho, Bruno Uvini, David Braz e Mena; Alison (Souza), Arouca e Lucas Lima; Thiago Ribeiro (Geuvânio), Rildo (Diego Cardoso) e Gabriel
Técnico: Oswaldo de Oliveira

Chapecoense: Danilo; Fabiano, Rafael Lima, Jaílton e Rodrigo Biro; Wanderson, Dedé, Ricardo Conceição (Abuda) e Nenén (Zezinho); Camilo (Leandro) e Bruno Rangel
Técnico: Celso Rodrigues

Foto: UOL

Últimas do seu time