Para ir à decisão, porém, o time de Madri precisa apenas vencer por 1 a 0 em casa

Para ir à decisão, porém, o time de Madri precisa apenas vencer por 1 a 0 em casa

A Juventus esteve longe de ser a zebra que se poderia esperar, encarou o Real Madrid de frente e saiu com vantagem no jogo de ida da semifinal da Liga dos Campeões. Com Tevez decisivo, com um gol e participação no outro, a equipe italiana fez 2 a 1 em casa e agora joga por um empate na semana que vem para ir à final em Berlim.

O resultado reforça a tradição da Juventus. Considerada um nível abaixo de Bayern, Barcelona e Real Madrid atualmente, a "Velha Senhora" não assumiu em nenhum momento o papel de "coitadinha" das semifinais. Pelo contrário, venceu na bola, sem se fechar na retranca.

A vitória foi construída por Vidal, Morata e, principalmente, Tevez. O argentino deu o chute que originou o rebote no primeiro gol e marcou o segundo em um pênalti que ele mesmo conseguiu. O Real teve de se contentar com um de Cristiano Ronaldo e a lamentação por algumas chances perdidas.

Para ir à decisão, porém, o time de Madri "só" precisa vencer em casa. Pelo gol feito em Turim, um 1 a 0 no Santiago Bernabeu dá a vaga a Cristiano Ronaldo e companhia. A vitória na ida, por outro lado, dá a Juventus a vantagem do empate.

Fases do jogo:
Quem esperava uma Juventus retrancada se deu mal. Nos primeiros minutos, a equipe italiana marcou a saída de bola do Real sob o ritmo de Arturo Vidal, chileno que esteve elétrico desde o apito inicial e empurrou Tevez e Morata a assustarem Casillas logo no comecinho.

Foram duas boas chances até que a Juventus abrisse o placar, aos 9 minutos, com Morata completando um rebote do goleiro após chute de Tevez. Se tivesse mais capricho no passe final e nas finalizações, a Juventus poderia ter ampliado a vantagem em um dos momentos de maior fragilidade do Real Madrid em toda a Liga dos Campeões.

É claro que uma equipe do porte dos merengues não demoraria muito a reagir. Em um lance de brilho de Carvajal, que acertou um passe pelo alto, James recebeu dentro da área e cruzou de perna direita para Cristiano Ronaldo. Mais uma vez decisivo, o agora artilheiro da Liga com nove gols marcou e recolocou a equipe no jogo.

A reação apertou a Juventus no campo de defesa e por pouco não levou o Real a uma vantagem irreversível. E, de novo, quem não matou foi punido. No segundo tempo, quando os espanhóis pareciam perto de virar, Tevez puxou um contra-ataque rápido e foi derrubado por Carvajal na área. Na cobrança do pênalti, o argentino fez e recolocou o time da casa à frente do placar, desta vez de forma definitiva, apesar da pressão do Real nos 20 minutos finais.  

Melhor: Tevez. Morata e Cristiano Ronaldo devem ser lembrados, mas o argentino deu o chute que originou o rebote do primeiro gol e fez toda a jogada do segundo, cobrando o pênalti em seguido.

Pior: Zaga do Real. Pepe perdeu todas as disputas diretas com Morata, Varane errou diante de Varane e os dois, juntos, não conseguiram parar Tevez em nenhum momento. Falhas individuais e coletivas dos dois explicaram a derrota dos espanhóis em Turim.

Chave do jogo: Marcação da saída de bola. Foi com o ímpeto de seus homens ofensivos que a Juventus desequilibrou o Real Madrid que entrou em campo e abriu o placar. Quando equilibrou a partida, o time espanhol usou a mesma moeda, deixando Pirlo sob pressão na frente da própria zaga e forçando Vidal e Sturaro a recuarem, deixando Tevez e Morata isolados no ataque.

Toque dos técnicos: Sem Modric, Ancelotti voltou a apostar em Sergio Ramos como volante. Embora empreste mais pegada, o espanhol não dá a dinâmica de Modric ao meio do Real e ainda faz a defesa se ressentir de sua ausência. Foi o que aconteceu nesta terça, e o problema só foi corrigido quando Bale e Cristiano avançaram na marcação e fizeram a Juve, pressionada perder espaço no setor apelando para a ligação direta.

Outros destaques:
Meias de fora: Os dois times sentiram falta de seus meio-campistas. Pogba, pela Juventus, ainda se recupera de uma lesão muscular na coxa e deve voltar só na semana que vem. Já Modric teve um problema no joelho e deve perder o restante da temporada.

Tevez em alta: O gol desta terça faz o argentino igualar seu melhor desempenho em uma única temporada na Europa. Foi o 29º gol dele no ano, mesmo número que ele alcançou em 2009/10, pelo City. Pelo Corinthians, em 2005, ele fez 31, seu recorde pessoal.

Choque: "Vítima" da mordida de Suárez na Copa, Chiellini sofreu de novo com uma dividida. No segundo tempo, ele subiu de cabeça com Cristiano Ronaldo e ficou com um corte na cabeça que o forçou a usar uma bandagem até o apito final. 

Foto: UOL

Últimas do seu time