Desta forma, pode-se dizer que o desempenho do Atlético em seus próximos compromissos vai determinar o estádio a ser utilizado no dia 22

Desta forma, pode-se dizer que o desempenho do Atlético em seus próximos compromissos vai determinar o estádio a ser utilizado no dia 22

Mais uma vez, a força do Atlético-MG no Independência prevaleceu quando o estádio passou a ser questionado para receber o time alvinegro. Em situação semelhante com a acontecida na final da Copa do Brasil de 2014, a diretoria preferiu abrir mão de um público e renda maiores no Mineirão para ganhar na atmosfera massacrante do Horto. Nas últimas semanas, a equipe chegou a cogitar levar o jogo contra o Santa Fe para o estádio da Pampulha, o que não ocorreu. Mas, essa história pode mudar e a diretoria esta atenta a alguns fatores que poderão definir o retorno do time à sua antiga casa.

Contra o Santa Fe, os 21.237 torcedores fizeram parte do terceiro maior público do novo Independência. Para uma agremiação com cerca de oito milhões de seguidores, a pequena capacidade do Horto é um dos motivos pelos quais a mudança para o Mineirão é sugerida. Não bastasse isso, cerca de 80% dos atleticanos que viram a vitória por 2 a 0 eram associados do clube, seja pelo programa Galo na Veia na modalidade preto ou prata. Recentemente, o presidente Daniel Nepomuceno confirmou que a alavancada de sócios em torno de 15 mil associados (na categoria preto) era um dos fatores primordiais para uma possível mudança.

"Isso é uma grande vitória, acabar com filas, educar a torcida a ajudar o clube com o sócio-torcedor. Estou muito feliz com isso, é assim que vamos avançar. Ter 40, 50 mil sócios e poder jogar sempre com o estádio cheio", comentou Nepomuceno.

Não bastasse o estádio cheio, a renda de R$948.690,00 na última quarta-feira entrou para os Top 10 do estádio, renda essa que poderia ser até triplicada, dependendo do público em um eventual jogo no Mineirão. E é essa combinação de renda favorável, casa cheia e força da torcida que poderá fazer com que o clube volte a pensar no maior estádio da capital mineira para receber o Colo Colo, no jogo que fecha a participação do Atlético na chave 3 da Libertadores. Prezando pela rentabilidade da partida, o presidente ainda não confirma o local do futuro jogo, mas pode ganhar uma injeção de ânimo ainda neste final de semana: uma vitória contra o rival Cruzeiro.

"O jogo contra o Santa Fe veio para o Independência pelo fator campo, pela importância de jogar aqui. Se coloca um jogo desse no Mineirão, teríamos que ter segurança para vender mais de 30 mil bilhetes. Para jogar lá, precisa ter casa cheia. Estamos no caminho certo. Hoje o torcedor sabe dessa importância de ter o Galo na Veia e de programar para poder encher o Independência ou Mineirão com dois dias de antecedência", acrescentou Nepomuceno.

Desta forma, pode-se dizer que o desempenho do Atlético em seus próximos compromissos vai determinar o estádio a ser utilizado no dia 22. Para isso, encaminhar a classificação na Libertadores e chegar à final do Mineiro é essencial. A começar por este final de semana, no clássico de ida pela semifinal do estadual. Após o primeiro confronto contra o Cruzeiro, a equipe enfrenta o Atlas, no México. No domingo seguinte, o derby contra o rival no Mineirão definirá o finalista do estadual, para, somente depois, receber os chilenos do Colo Colo e encerrar, pelo menos por enquanto, o dilema entre Horto/Pampulha.

Foto: UOL

Últimas do seu time