Brasileira venceu a final do WTA em Bogotá

Brasileira venceu a final do WTA em Bogotá

A brasileira Teliana Pereira já havia feito história antes mesmo de entrar para disputar a final do WTA de Bogotá, neste domingo (19) contra a cazaque Yaroslava Shvedova. No entanto, ainda tinha mais para o Brasil. Teliana conquistou o título com um jogo perfeito vencido por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (2) e 6/1.

Teliana Pereira é a primeira brasileira a chegar a uma final de WTA em 27 anos. A última vez que o Brasil havia conseguido disputar uma decisão de torneio havia sido em 1988, com Niege Dias, que acabou vencendo a edição do WTA de Barcelona.

A última vez que o Brasil havia conquistado um título desse porte no tênis foi em julho de 2012, quando Thomaz Belucci venceu o ATP de Gstad, na Suíça. 

Com o resultado, o Brasil voltará ao top 100 do mundo no ranking da WTA que sairá nesta segunda-feira (20). O titulo deste domingo (19) dá 280 pontos para a Teliana no ranking, além dde 43 mil dólares (R$130,7 mil).

Aos 26 anos, Teliana, 130ª no ranking, está em ascensão no circuito feminino. No último domingo, ela conquistou o título mais importante de sua carreira, no ITF de Medellín, neste mês de abril.

O jogo deste domingo contra Yaroslava Shvedova, 75º do ranking da WTA, começou com a brasileira na frente, confirmando os dois primeiros games. O jogo, no entanto, ficou ainda mais forte, quando Shvedova empatou. A rival da brasileira aproveitou principalmente as bolas próximas à rede, grande dificuldade de Teliana.

A grande vantagem brasileira do primeiro set foi com relação ao primeiro saque. Teliana, que tem um saque mais colocado, conseguiu 77% nesse quesito, contra apenas 54% da cazaque, que saca com mais força.

O jogo:

O primeiro set foi para o tie-break, dominado por Teliana, que fechou a etapa fazendo 7/2 no desempate com um belo ace e fechando o set por 7/6 (2).

O segundo set também começou melhor para a brasileira, que abriu 2 a 0 logo no começo da etapa, quebrando Yaroslava Shvedova logo no primeiro game. E veio mais: Teliana fez 3 games a 0 logo na sequência,  em mais uma quebra.

Teliana estava impossível no segundo set, sem dar chances para a adversária nem mesmo chegar perto no placar. Foi uma "goleada" com um 5 a 0 sem dar oportunidade de recuperação à tenista cazaque. O pneu não veio por pouco. 

A brasileira teve um pouco mais de dificuldade no sexto game do último set do jogo, quando Yaroslava acabou quebrando Teliana. A brasileira devolveu a quebra no game seguinte, fechando o set por 6/1.

As brasileiras que chegaram ao top 100:

Niege Dias – 31ª (1988)
Patrícia Medrado  - 48ª  (1982)
Cláudia Monteiro - 72ª  (1982)
Andréa Vieira - 76ª  (1989)
Gisele Miró – 99ª (1988)
Teliana Pereira – 87ª (2013) e (2014 com posição a definir nesta segunda [20])

Últimas do seu time