O técnico Joachim Löw durante entrevista coletiva

O técnico Joachim Löw durante entrevista coletiva

Rodrigo Mattos
Do UOL, em Moscou

O técnico da seleção alemã, Joachim Löw, tratou de reduzir expectativas sobre seu time na última entrevista coletiva antes da estreia na Copa do Mundo. Questionado sobre a goleada por 7 a 1 aplicada sobre o Brasil na semifinal do Mundial anterior, o treinador foi taxativo: "Não vai se repetir".

“Não vejo isso se transformando em uma realidade. Digo que está excluído ganhar de 7 a 1 nas semifinais. Ganhar nas semifinais já é um desafio. Ganhar é o importante."

Para o técnico alemão, todas as equipes melhoraram desde a última Copa do Mundo, especialmente a seleção brasileira.

"Sempre perguntam se esse time é melhor que o de 2014. Todos os times se desenvolvem mais. O Brasil é muito mais forte do que em 2014. França ficou melhor. Espanha, também, com melhor passe. Times de elite continuam a se desenvolver sempre”, disse.

Com adversários mais competitivos, Löw afirmou que será ainda mais complicado para a Alemanha se tornar campeã na Copa da Rússia-2018. "É o feito mais difícil do mundo conseguir vencer duas vezes seguidas. Não acontece em 70 anos", disse o treinador. Na verdade, o último país a obter tal feito foi o Brasil, que conquistou o troféu em 1958 e 62, ou seja, 56 anos atrás.

O treinador, no entanto, está focado em vencer na estreia e conta com um retrospecto positivo: os mexicanos, adversários da primeira partida, nunca venceram os alemães. "O primeiro jogo é sempre o mais difícil. Todo mundo está ansioso para começar e dar o primeiro passo", concluiu Löw.

A Alemanha debuta no grupo F, contra o México, neste domingo (17), às 12h (horário de Brasília), no estádio Lujnik. Löw evitou divulgar a escalação, mas a provável formação titular da atual seleção campeã é Neuer, Kimmich, Boateng, Hummels, Hector; Khedira, Kroos, Özil, Draxler, Müller e Werner (ou Reus).

Foto: REUTERS/Kai Pfaffenbach (via UOL)

Últimas do seu time