Com sete pontos, a equipe mineira ocupa posição intermediária

Com sete pontos, a equipe mineira ocupa posição intermediária

Do UOL, em São Paulo

Tratado como talismã pela torcida do Ceará, Arthur teve mais um dia de herói nesta segunda-feira (14), no empate por 2 a 2 contra o América-MG. No Castelão, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro, ele entrou no segundo tempo e sofreu o pênalti que Pio converteu nos acréscimos. Giovanni (dois) e Elton tinham marcado antes.

O empate é ruim para ambos: o América-MG desperdiça chance de entrar no G-4; enquanto o Ceará, mesmo com a reação, segue na zona de rebaixamento. Com sete pontos, a equipe mineira ocupa posição intermediária e pega o Botafogo no domingo (20). Na mesma data o time cearense, que tem três pontos na vice-lanterna, visita o Vitória buscando quebrar sequência de seis jogos sem vencer.

Quem foi bem: Lateral com pinta de atacante

A obediência tática de Giovanni rendeu dois gols ao América-MG. O comportamento do lateral esquerdo foi semelhante em ambos os lances: quando ele percebe as jogadas nas pontas, corre direto para a área. Nas duas vezes deu certo, pois a marcação não o acompanhou.

Atuação do América-MG: dois tempos distintos

O time visitante foi melhor desde o começo, tendo entendido cedo que o melhor caminho era pelos lados. A receita adotada no primeiro tempo foi simples e eficaz: a cada saída de bola errada do adversário, o América-MG abria as jogadas e preenchia a área nos cruzamentos. Os dois gols saíram assim. Mas depois a equipe especulou com o resultado, e ficou sitiada em seu campo. O castigo veio no pênalti nos minutos finais.

Atuação do Ceará: controle da bola e cruzamentos demais

Desempenho por desempenho, o time da casa tinha a melhor proposta: valorizar a bola e rodar à procura de espaços. Mas a desvantagem no placar apressou demais o Ceará, que esteve ansioso tanto na saída de bola quanto na criação. À medida que o tempo passava, a equipe de Marcelo Chamusca subia cada vez mais no campo e criava chances muito perigosas mesmo com os mais de 20 erros de cruzamento. A pressão deu resultado no pênalti sofrido por Arthur e convertido por Pio.

Gol `quase anulado´ de ex-corintiano

Nos minutos finais do primeiro tempo, um escanteio levantado na área foi testado firme por Elton. Wescley, impedido, acompanha a bola até ela entrar. O bandeirinha não correu ao meio do campo, e teve sua conversa com o árbitro Eduardo Tomaz de Aquino acompanhada de perto pelos atletas das duas equipes. Ao final da conversa, o árbitro confirmou o gol.

Estrela de Arthur brilha

O atacante de 20 anos teve seu nome cantado pela torcida assim que o Ceará ficou dois gols atrás no placar. O técnico Marcelo Chamusca só atendeu ao pedido aos 21 minutos do segundo tempo, colocando-o no lugar de Juninho. Arthur, que teve 11 gols em 12 jogos no Campeonato Cearense, foi travado no primeiro lance e no segundo sofreu pênalti de Messias.

Últimas do seu time