Japonês travou um duelo espetacular com Helio Castroneves nas ultimas voltas. Foto: IndyCar

Japonês travou um duelo espetacular com Helio Castroneves nas ultimas voltas. Foto: IndyCar

O japonês Takuma Sato venceu neste domingo a 101ª edição das 500 Milhas de Indianápolis, após travar um duelo espetacular com o brasileiro Helio Castroneves nas voltas finais.

Sato, que já competiu na F1 e guia pela equipe Andretti-Honda, sempre esteve entre os primeiros colocados após ter largado na segunda fila, em quarto. Esta foi sua segunda vitória na Indy e assim tornou-se o primeiro japonês a vencer as 500 Milhas de Indianápolis.

Helio Castroneves lutou muito pela vitória e lamentou pelo fato de ter perdido a chance de igualar os recordes de quatro vitórias de Rick Mears, A.J. Foyt e Al Unser Sr.

A terceira colocação ficou com britânico Ed Jones (Dale Coyne) e outro britânico, o ex-F1 Max Chilton (Chip Ganassi) terminou na quarta colocação. Tony Kanaan, da Chip Ganassi, cruzou a linha de chegada na quinta posição.

Fernando Alonso fez uma prova muito boa até seu motor Honda quebrar. O espanhol, estreando no oval, com a McLaren-Andretti-Honda, liderou várias voltas e estava lutando pelo sexto lugar na volta 180 quando abandonou.

Sato se esbalda com o tradicional leite do vencedor das 500 Milhas de Indianápolis. Foto: IndyCar/Divulgação

ACIDENTE FORTE COM SCOTT DIXON

Na volta 53, Jay Howard tocou no muro, perdeu velocidade, veio para o meio da pista e Scott Dixon o acerto em cheio. O carro de Dixon decolou e bateu perigosamente de lado na proteção lateral, è esquerda, felizmente sem ferimentos ao piloto.

Entrada do pace-car e interrupção da prova na volta 56. Todos os carros foram para o pit-lane para que os carros e detritos fossem recolhidos, o asfalto limpo e o alambrado consertado.

ABAIXO, EM VÍDEO, A BATIDA ENTRE SCOTT DIXON E JAY HOWARD

OUTRAS BANDEIRAS AMARELAS

Depois de reiniciada a prova, na volta 54, nova bandeira amarela. Conor Daly bateu sozinho na proteção lateral direita. Jack Harvey também bateu para tentar evitar os destroços do carro de Daly e rodou.

Mais um acidente aconteceu na volta 121. O veterano Buddy Lazier perdeu sozinho o controle do seu carro que saiu de traseira e chocou-se lateralmente contra o softwall. Nova bandeira amarela, e durante a entrada do carro de serviço, Sage Karam teve problemas e acabou abandonando.

O detrito de um carro acionou nova bandeira amarela e a entrada do pace-car na volta 131.

Fim de prova para Ryah Hunter-Reay, com problema em seu motor Honda. Lento pela pista, com fumaça saindo do propulsor, nova bandeira amarela na volta 137.

A prova foi reiniciada no giro 142 e logo novamente interrompida, por conta de um incidente com Ed Carpenter e Mikhail Aleshin. Carpenter tocom com força no carro o adversário e perdeu o pedaço esquerdo da asa dianteira.

Dois carros com problemas na volta 167: Charlie Kimball e Zach Veach. Kimball conseguiu levar seu carro até o pit mas Veach ficou pelo caminho. Bandeira amarela.

Fernando Alonso teve problema no motor Honda e abandonou na volta 180. Como ele reduziu o ritmo e parou na área gramada, nova bandeira amarela.

No reinício da prova, na volta 183, vários carros envolvidos em um grande acidente: Oriol Servia, Will Power, James Davison e Josef Newgarden.

Reinício de prova e, aí sim, mais nenhuma interrupção até o final, com um duelo eletrizante entre Takuma Sato e Helio Castroneves, que se revezaram na liderança. O japonês acabou levando a melhor, com um carro nitidamente mais rápido para ganhar pela primeira vez as 500 Milhas de Indianápolis.

ABAIXO, OS MOMENTOS FINAIS DA PROVA, COM A VITÓRIA DE TAKUMA SATO NARRADA POR LOCUTOR DE EMISSORA JAPONESA

CLASSIFICAÇÃO DA PROVA

 

NÃO COMPLETARAM 

 

Com o resultado da prova, que contou pontos em dobro, Helio Castroneves é o novo líder, com 245 pontos. Simon Pagenaud e Takuma Sato vem em seguida, ambos com 234.

A próxima etapa, sétima do campeonato, acontece na semana que vem, em rodada dupla no circuito urbano de Belle Isle, em Detroit, nos dias 3 e 4 de junho.

COINCINCIDÊNCIA DOS VENCEDORES DA INDY LIGHTS E INDY

Na última sexta-feira (26), o brasileiro Matheus Leist venceu as 100 Milhas de Indianápolis da Indy Lights com o carro 26 da Carlin. Neste domingo, vitória do carro 26 de Takuma Sato, da Andretti. Fotos: IndyCar/Divulgação

 


 

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO CANAL BELLA MACCHINA DO YOUTUBE. ENTREVISTAS COM PILOTOS E O PROGRAMA "NOTAS DO CARSUGHI", COM O MESTRE AO LADO DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI FALANDO SOBRE F1, MOTOGP, STOCK CAR WEC, F-E, INDY E MUITO MAIS

CLIQUE NO LOGO ABAIXO PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

Últimas do seu time