Átila Abreu segue na liderança, com 11 pontos de vantagem para Rubens Barrichello. Veja o vídeo de uma volta rápida com Popó Bueno

Átila Abreu segue na liderança, com 11 pontos de vantagem para Rubens Barrichello. Veja o vídeo de uma volta rápida com Popó Bueno

No próximo domingo, 31, no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais-PR, acontece mais uma rodada dupla da Stock Car, a sétima etapa do campeonato que segue bastante equilibrado.

O sorocabano Átila Abreu (Mobil Super Racing) lidera o certame com 104 pontos, 11 a mais que Rubens Barrichello (Full Time Competições), que soma 93 e venceu as duas últimas etapas, a Corrida do Milhão (em Goiânia) e em Cascavel-PR. Sérgio Jimenez (Voxx Racing) tem o mesmo número de pontos de Barrichello, mas perde no critério de desempate, pois não venceu, contra dois triunfos de Rubens.

Depois, cinco pilotos separados por apenas dez pontos: Marcos Gomes (Schin Racing, com 91; Júlio Campos (Prati Mico´s Racing, 91); Valdeno Brito (Shell Racing, 88); Thiago Camilo (Ipiranga-RCM, 82) e Cacá Bueno (Red Bull Racing, 81). Entre as equipes, mesmo sem ter vencido na temporada, a Prati Mico´s Racing, dos pilotos Júlio Campos e Antonio Pizzonia, está na liderança, com 165 pontos, seguida pela Full Time Competições, equipe de Rubens Barrichello e Allam Khodair, que soma 149 e ocupa a vice-liderança.

A pontuação máxima que pode ser obtida em uma etapa de rodada dupla, como a de Curitiba, é 39 pontos. Até agora, o máximo que um piloto conseguiu em um final de semana foi o próprio líder, Átila Abreu, que marcou 28 pontos em Cascavel, graças ao terceiro lugar na primeira bateria e ao quinto na segunda.

No ano passado foram disputadas duas etapas (simples) em Curitiba. Na primeira delas, em março, a pole foi de Ricardo Maurício (Eurofarma RC), com a marca de 1min19s060. A vitória foi de Daniel Serra (Red Bull Racing).

Na outra, em outubro, pole e vitória de Átila Abreu (Mobil Super Racing). No treino de classificação ele cravou 1min18s513.

A exemplo do que aconteceu em Cascavel, há duas semanas, as equipes terão  dois treinos extras para finalizar os testes do câmbio eletrônico, equipamento implantado na atual temporada, com trocas de marchas atrás do volante, por meio de "borboletas".

No sábado, 30, com transmissão ao vivo do SporTV, será definido o grid da Corrida 1, a partir das 14h.

No domingo, 31, a Corrida 1 está marcada para às 11h, com duração de 40 minutos mais uma volta. A Corrida 2, mais curta, começa às 12h13, com 20 minutos mais uma volta. Ambas também contarão com transmissão ao vivo do SporTV. Horários de Brasília.

Fotos: Marcos Júnior/Portal TT

Opiniões de alguns pilotos sobre a etapa de Curitiba, que acontece no próximo domingo, 31:

 Átila Abreu (Mobil Super Racing):

"É uma pista tradicional, que todos conhecem bem na categoria. Então a margem de erro é mínima, com uma linha muito tênue entre um acerto ótimo e um carro pouco competitivo. Outro fator importante é o clima, já que o Stock Car muda bastante de comportamento conforme o calor". Foto: Marcos Júnior/Portal TT

 

 

 

Valdeno Brito (Shell Racing):

"É sempre importante chegar em uma pista onde eu e a equipe temos um grande resultado conquistado juntos, caso de Curitiba, mas ainda mais animador é o fato de termos nos destacado na etapa passada, disputada há duas semanas. Conseguimos uma estratégia excelente para pontuar bem nas duas corridas, o que vem se mostrando bastante complicado neste formado de rodada dupla que estreou neste ano na Stock Car". Foto: Marcos Júnior/Portal TT

 

 Rafa Matos (Hot Car Competições):

"Estou muito motivado e bem preparado fisicamente. E vou me esforçar ao máximo para obter os resultados que todos na equipe querem. Mas, temos que buscar nos classificar melhor, afinal largando mais atrás na corrida 1, diminuem nossas chances de chegarmos bem nesta corrida e isso também pode interferir na segunda corrida. Então, nosso objetivo em Curitiba, que é uma pista simples de média velocidade, e que exige um carro muito equilibrado, é passar para o Q2, e buscar lugar entre os top 10 no grid e nas duas provas". Foto: Marcos Júnior/Portal TT

Sérgio Jimenez (Voxx Racing)

"Em Cascavel, as táticas foram muito parecidas, porque houve muita entrada do safety car, o que acaba tornando menor o consumo de combustível. Desta maneira, não havia aquela parte do pelotão apostando na estratégia kamikaze, de parada rápida na corrida 1, com praticamente todos optando pela parada ‘full’, ou seja, suficiente para as duas corridas. Em Curitiba, devemos ver novamente estas diferenças de estratégia, como foi em Santa Cruz do Sul, por exemplo", diz Jimenez. Foto Marcos Júnior/Portal TT

Max Wilson (Eurofarma-RC)

"Ainda temos tempo e, com duas corridas em cada etapa, é possível chegar mais perto da liderança. Mas temos que buscar mais pontos para que eles não abram a diferença",

 

 

 

 

 

 Popó Bueno (Shell Racing):

 "O passo importante foi dado já na classificação, em que eu consegui passar para o Q2 (que reúne os dez primeiros) e o Valdeno (Brito) também estava nas primeiras filas. Mesmo largando entre os primeiros, é preciso ficar atento para conseguir uma estratégia que garanta bons pontos na prova 1 mas ao mesmo tempo não atrapalhe a segunda, tendo que fazer um pit stop extra, por exemplo", Foto: Marcos Júnior/Portal TT

 

 

 Diego Nunes (C2 Team):

"Curitiba é um dos melhores circuitos do país. Com uma ótima infraestrutura e não posso negar que quando penso em Curitiba logo me vem a cabeça a vitória. Foi um momento emocionante que me dá mais gás para buscar outro bom resultado aqui". Foto: Marcos Júnior/Portal TT

 

 

 

Felipe Lapenna (Hot Car Competições):

"Melhoramos o carro para a corrida em Cascavel. E estava legal. Em Curitiba espero sair para os treinos com a referência da última prova para que possamos andar bastante, e aproveitar os treinos para encontrar o acerto fino do carro. Tomara que tenhamos um fim de semana normal, sem imprevistos e problemas com câmbio, ou outros problemas mecânicos. Acredito que achamos um bom caminho para o carro e agora só precisamos acertar melhor a estratégia para buscarmos os resultados. Curitiba é uma pista que gosto, onde sempre costumo andar bem e espero que continue assim". Foto: Marcos Júnior/Portal TT

Rafael Suzuki (ProGP):

"Estou otimista para Curitiba. O fato de já ter treinado com o carro lá faz com que a gente comece o fim de semana num ritmo melhor. A primeira metade do campeonato foi de muito aprendizado e evolução, não só minha, mas no carro também. Vou enxergar essa segunda metade como uma nova temporada, ainda mais agora que conheço melhor o carro, não apenas como pilotá-lo, mas também tecnicamente, na busca pelo melhor acerto".
Foto: Marcos Júnior/Portal TT

 

Felipe Fraga (Vogel Motorsport):

"Assim como foi em Goiânia, onde venci a corrida principal, de 40 minutos, não terei tanta desvantagem em relação aos meus concorrentes no grid, porque já andei de Stock Car em Curitiba, onde também fui muito bem nos testes de pré-temporada. Temos sido competitivos em todas as etapas até aqui e seguimos confiantes para este final de semana", diz Fraga, que tem o patrocínio do Governo do Estado do Tocantins e da EHL e apoio da Red Bull".
 Foto: Marcos Júnior/Portal TT

Denis Navarro (Voxx Racing)

"Estamos otimistas em andar bem neste circuito, onde particularmente costumo sempre apresentar bons resultados. Temos que analisar os dados de consumo de combustível e também desgaste de pneu, sobretudo do traseiro esquerdo, algo sempre crítico em Curitiba", Foto: Marcos Júnior/Portal TT

 

 

 

Lico Kaesemodel (Hanier Racing)

"Estou muito feliz em voltar, ainda mais sendo em casa !. Estou em plena forma, apesar de não estar competindo venho mantendo meus treinos de piloto: parte física na academia, parte aeróbica e treinando reflexos no kart. Um piloto tem de manter sempre a atividade física, mesmo quando não está disputando um campeonato, pois nunca se sabe quando vamos ser chamados para correr. E foi o meu caso. O Beto (Cavaleiro) me fez o convite numa condição muito especial, numa pista que conheço muito e estou aqui de volta. Para mim é uma ótima oportunidade para desenferrujar e me familiarizar com as novidades implantadas esse ano na Stock Car, já que planejo voltar à categoria no ano que vem. E para ajudar teremos dois treinos extras na sexta em função do novo cambio. Não vejo a hora de acelerar !!!".

Bia Figueiredo (ProGP)

“Andei na Stock Car pela primeira vez em Curitiba fazendo apenas os treinos livres, porque tínhamos fechado com a ProGP para o treino super de última hora. Mas tenho certeza que isso vai fazer uma boa diferença na nossa performance agora. Estamos vindo de um final de semana super difícil em Cascavel, no qual não completei uma volta sequer, e vamos trabalhar para dar a volta por cima em Curitiba. Precisamos evoluir no geral”. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

 

Allam Khodair (Full Time Texaco)

"Estamos chegando em um momento de virada no campeonato. Conseguimos resolver alguns problemas que estavam atrapalhando o desempenho do nosso carro e temos muito potencial para esta prova. Curitiba é uma pista que eu gosto muito e onde a equipe costuma se dar bem. Temos tudo para brigar pela primeira vitória no retorno desta parceria entre eu e a equipe Full Time Texaco. Seria muito especial se isso acontecesse justamente no palco da nossa despedida, há quatro anos. Temos que correr pensando na vitória. Subimos na tabela com os resultados das duas últimas corridas e agora queremos dar um salto de qualidade ainda maior. A evolução está sendo gradual e isso mostra que estamos no caminho certo". Foto: Marcos Júnior/Portal TT

Gabriel Casagrande (C2 Team):

"Fiquei muito satisfeito com o resultado que tivemos em Cascavel. Vínhamos trabalhando com muita dedicação desde o início do ano e agora sei que as coisas engrenaram. Quero seguir no mesmo ritmo, buscando sempre estar nas primeiras posições. Minha meta é repetir as condições de Cascavel, quando ficamos na frente já nos primeiros treinos de sexta, pois isso é importantíssimo para se encontrar o melhor caminho no acerto e estratégias para a prova".

 

 Fábio Fogaça (Schin Racing)

"Nossa temporada tem sido bem difícil, mas em Cascavel o carro melhorou significativamente. Foi um grande trabalho de todo o time, comprovado pelo rendimento que tivemos especialmente nas corridas - e que aumentou minha confiança na pilotagem. Para Curitiba uma melhora como essa deve colocar a gente em uma condição ainda mais favorável para brigar na zona de pontos". Foto: Marcos Júnior/Portal TT

 

 Ricardo Maurício (Eurofarma-RC)

"Este ano tivemos alguns problemas, mas o carro estava muito bom na última corrida (Cascavel). Infelizmente sofri uma batida logo na primeira volta".

 

 

 

 

 

Programação completa da etapa de Curitiba (horários de Brasília):

Sexta-feira, 29:
09h40-10h00: 1º Treino Extra (Grupo 1)
10h10-10h30: 1º Treino Extra (Grupo 2)
12h00-12h20: 2º Treino Extra (Grupo 1)
12h30-12h50: 2º Treino Extra (Grupo 2)
15h30-16h10: 1º Treino Livre (Grupo 1)
16h20-17h00: 1º Treino Livre (Grupo 2)

Sábado, 30:
10h10-11h10: 2º Treino Livre (Grupo 1)
11h20-12h20: 2º Treino Livre (Grupo 2)
14h00-15h00: Classificação (ao vivo no SporTV)

Domingo, 31 (as duas corridas serão transmitidas ao vivo no SporTV):
11h00 - Largada Corrida 1 (40 minutos + uma volta)
12h13 - Largada Corrida 2 (20 minutos + uma volta)
13h - 14h: Visitação aos boxes

Sistema de pontuação:

Corrida 1:

1º colocado=24 pontos; 2º=20; 3º=18; 4º=17 e assim sucessivamente, até o 20º colocado, que ganha um ponto.

Corrida 2:

1º colocado=15 pontos; 2º=13; 3º=12; 4º=11 e assim sucessivamente, até o 14º colocado, que ganha um ponto.

Clique aqui e obtenha informações sobre ingressos para a etapa no site oficial da Stock Car:

Abaixo, vídeo divulgado pela equipe Shell Racing, com o piloto Popó Bueno a bordo do carro #74 demonstrando as características do circuito paranaense:

Classificação do campeonato, após seis etapas (dez corridas):

1º  Átila Abreu – 104 (uma vitória)
2º  Rubens Barrichello – 93 (duas vitórias)
3º  Sérgio Jimenez – 93
4º  Marcos Gomes – 91 (uma vitória)
5º  Júlio Campos – 91
6º  Valdeno Brito – 88 (uma vitória)
7º  Thiago Camilo – 82 (duas vitórias)
8º  Cacá Bueno – 81
9º  Antonio Pizzonia – 74 (uma vitória)
10º Max Wilson – 35
11º Allam Khodair – 56
12º Felipe Fraga – 55 (duas vitórias)
13º Ricardo Maurício – 54
14º Ricardo Zonta – 49
15º Denis Navarro – 49
16º Popó Bueno 46
17º Luciano Burti - 43
18º Daniel Serra – 40
19º Rafa Matos – 38
20º Tuka Rocha -37
21º Galid Osman – 37
22º Diego Nunes – 35
23º Vitor Genz – 35
24º Felipe Lapenna – 29
25º Gabriel Casagrande – 26
26º Lucas Foresti – 23
27º Alceu Feldmann – 20
28º Nonô Figueiredo – 20
29º Bia Figueiredo – 11
30º Rafael Suzuki – 7
31º Felipe Tozzo – 6
32º Fábio Fogaça – 6

Por equipes:

1º   Prati Mico´s Racing - 165
2º   Full Time Sports - 149 (duas vitórias)
3º   Voxx Racing - 142
4º   Shell Racing - 134 (uma vitória)
5º   Mobil Super Racing - 124 (uma vitória)
6º   Red Bull Racing - 121
7º   Ipiranga - RCM - 119
8º   Eurofarma RC - 112
9º   Vogel Motorsport - 98 (duas vitórias)
10º Schin Racing Team - 97
11º RZ Motorsport - 86
12º Hot Car - 67
13º C2 Team - 61
14º Boettger Competições - 41
15º RC3 Bassani - 23
16º Hanier Racing - 20
17º ProGP - 18

CLIQUE NO LOGO ABAIXO PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

Últimas do seu time