Paulista de 31 anos superou Thiago Camilo no circuito gaúcho. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

Paulista de 31 anos superou Thiago Camilo no circuito gaúcho. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

O paulista Galid Osman (Shell Racing) conquistou neste sábado (21) a pole para a corrida 1 da décima etapa do campeonato da Stock Car, que acontece em rodada dupla neste domingo (22) no circuito gaúcho de Tarumã, em Viamão, cidade próxima a Porto Alegre.

Depois da oitava melhor marca no TL1 de sexta-feira, 22º geral no dia, a evolução do #29 de Galid foi grande para que ele pudesse brigar entre os primeiros pelo lugar de honra do grid, posição que ocupará na Stock pela segunda vez (sua primeira pole foi em 2015, em Curitiba).

Em sua volta rápida, o paulista de 31 anos cravou 1min07s800, 0s102 mais rápido que seu companheiro de equipe, o vice-líder do campeonato, Thiago Camilo, para delírio do time comandado por Andreas Mathteis, que coloca seus dois carros na primeira fila do grid, importante, sobretudo levando-se em consideração que Daniel Serra (Eurofarma RC), que lidera o certame, parte em quarto, uma posição atrás de seu companheiro de equipe, Max Wilson.

Para completar as duas dobradinhas das duas primeiras filas, de Ipiranga Racing e Eurofarma RC, a Shell Racing, capitaneada por Thiago Meneguel, também preenche totalmente a terceira fila para a largada da corrida 1 no traçado gaúcho de 3.069 metros, com Átila Abreu em quinto e Ricardo Zonta em sexto. Zonta, aliás, não completou sua volta rápida, pois acabou perdendo o controle do carro e se chocou contra a barreira de pneus. Era ele, aliás, o último na pista para tentar bater a marca de Galid.

“Ontem eu fui apenas o 22º colocado do dia. Meu carro não reagiu satisfatoriamente com pneus novos, a condição de classificação, e no treino livre de hoje de manhã eu continuava tomando mais de um segundo para os mais velozes. A equipe fez alguns ajustes e fui para a classificação praticamente no escuro, mas já na primeira volta rápida do Q1 deu para sentir que o carro estava muito bom. Fiz um tempo excelente, poupei pneus para a Q2 e cheguei ao Q3 com o quinto tempo. Aí falei para a Rachel (engenheira da Ipiranga Mattheis que estava no rádio com o piloto) que ia pro tudo ou nada. Arrisquei tudo o que podia, deu certo e fiz a pole. Não venho num bom ano e acho que eu estava precisando e merecendo. Agora é zerar a emoção e concentrar na corrida de amanhã. Quero a vitória”, objetiva Galid.

Se Thiago Camilo e Daniel Serra podem se dar por satisfeitos por largarem na primeira e segunda filas, Felipe Fraga (Cimed Racing), atual campeão da Stock, terceiro colocado no campeonato, precisará de uma boa recuperação, pois parte da nona fila, em 18º.  Ele admitiu ter errado em sua volta rápida e não avançou do Q1.

"O carro estava bom, mas eu errei na curva 3 e isso acabou comprometendo uma boa volta. Agora vamos estudar com os engenheiros uma boa estratégia para amanhã e tentar minimizar a classificação de hoje. Nosso objetivo é fazer o máximo de pontos possíveis amanhã", ponderou Fraga.

A corrida 1 começa às 13h deste domingo. Depois, às 14h10, a largada da corrida 2, esta com o grid invertido em relação à primeira, do décimo para o primeiro colocado.

No ano passado, Max Wilson venceu a primeira bateria e Júlio Campos a segunda.

ABAIXO, VÍDEO DIVULGADO PELA STOCK CAR, COM OS MELHORES MOMENTOS DA CLASSIFICAÇÃO

 

 

CAMPEONATO EQUILIBRADO

Daniel Serra lidera o certame com 259 pontos, quatro a mais que Thiago Camilo, o segundo colocado, ambos com duas vitórias na temporada, e que lutam pelo primeiro título na Stock. Em terceiro está o atual campeão da categoria, Felipe Fraga, que soma 214 e acumula quatro vitória no ano, três delas nas quatro últimas etapas, restando, depois de Tarumã, mais duas: Goiânia, também em rodada dupla, e Interlagos, esta em bateria única, com pontuação em dobro, aspecto que deverá colocar mais pilotos na briga pelo título, entre eles Átila Abreu (204 pontos) e Rubens Barrichello (186 pontos), quarto e quinto colocados, respectivamente.

Belíssima performance de Galid Osman em Tarumã para conquistar a pole no circuito gaúcho de Tarumã. Foto: Hyset/Divulgação

PROGRAMAÇÃO COMPLETA PARA A 10ª ETAPA DO CAMPEONATO DA STOCK CAR (HORÁRIOS DE BRASÍLIA)

Sábado, 21 

08h45 - 09h15 – 3º Treino Livre (Grupo 1) Stock Car
09h20 - 09h50 – 3º Treino Livre (Grupo 2) Stock Car
12h00 – 13h00 – Classificação Stock Car

Domingo, 22 

13h00 – Largada (Corrida 1) Stock Car 
14h10 – Largada (Corrida 2) Stock Car

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO (DEZ PRIMEIROS COLOCADOS)

Site oficial da Stock Car

CALENDÁRIO DA STOCK CAR (2017)Etapas já realizadas:

1a Etapa: 02/04 - Goiânia - Vencedores: Daniel Serra (Eurofarma RC) e Ricardo Zonta (Shell Racing)
2a Etapa: 23/04 - Nova Santa Rita - Vencedores: Thiago Camilo (Ipiranga Racing) e Felipe Fraga (Cimed Racing)
3º Etapa: 21/05 - Santa Cruz do Sul - Vencedores: Rubens Barrichello (Full Time Sports) e Ricardo Maurício (Eurofarma RC)
4ª Etapa: 11/06 - Cascavel - Vencedores: Max Wilson (RCM Motorsport) e Vitor Genz (Eisenbahn Racing Team)
5ª Etapa: 02/07 - Curitiba (Corrida do Milhão) - Vencedor: Daniel Serra (Eurofarma RC)
6ª Etapa: 23/07 - Curvelo - Vencedores: Felipe Fraga (Cimed Racing) e Gabriel Casagrande (Vogel Motorsport)
7ª Etapa: 06/08 - Mogi Guaçu- Vencedores: Felipe Fraga (Cimed Racing) e Átila Abreu (Shell Racing)

8ª   Etapa: 10/09 - Londrina - Vencedores: Thiago Camilo (Ipiranga Racing) e Ricardo Zonta (Shell Racing)
9ª   Etapa: 01/10 - Buenos Aires (Argentina) - Vencedores: Felipe Fraga (Cimed Racing) e Rubens Barrichello (Full Time Sports)
10ª Etapa: 22/10 - Tarumã
11º Etapa: 19/11 - Goiânia
12º Etapa: 10/12 - Interlagos

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO CANAL BELLA MACCHINA DO YOUTUBE. ENTREVISTAS COM PILOTOS E O PROGRAMA "NOTAS DO CARSUGHI", COM O MESTRE AO LADO DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI FALANDO SOBRE F1, MOTOGP, STOCK CAR WEC, F-E, INDY E MUITO MAIS

CLIQUE NO LOGO ABAIXO PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

COLUNAS: CLIQUE AQUI E ACESSE OS TEXTOS DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI NO PORTAL TERCEIRO TEMPO

Últimas do seu time