Piloto da Eurofarma RC venceu na pista paranaense em quatro oportunidades

Piloto da Eurofarma RC venceu na pista paranaense em quatro oportunidades

A organização da Stock Car definiu suas últimas pendências no calendário de 2017, anunciando que a Corrida do Milhão será disputada no Autódromo Internacional de Curitiba, no dia 2 de julho. O circuito, que no ano passado quase foi desativado, será palco da corrida milionária da categoria pela primeira vez.

Rodrigo Mathias, diretor geral da Vicar, empresa promotoca da Stock Car, falou sobre a escolha de Curitiba para sediar a Corrida do Milhão neste ano.

"O Autódromo Internacional de Curitiba é um dos principais do país e apresenta ótimas condições para receber a Corrida do Milhão. A confirmação da principal corrida do calendário em Curitiba é uma forma de retribuir a paixão dos paranaenses pelo automobilismo, sempre temos os autódromos lotados em nossas passagens da pelo Estado. A Corrida do Milhão transformará Curitiba na capital do automobilismo nacional este ano", comentou Rodrigo Mathias, diretor geral da Vicar, empresa promotora da categoria.

No próximo final de semana acontece a próxima etapa do campeonato, em Santa Cruz do Sul, cidade distante cerca de 150 quilômetro de Porto Alegre-RS. Será a terceira rodada dupla do certame, que tem dois pilotos à fente, empatados com 69 pontos: Thiago Camilo e Daniel Serra, cada um com uma vitória. 

ALTERAÇÕES

A etapa de Curitiba estava inicialmente marcada para o dia 22 de outubro, e a Corrida do Milhão, que não tinha local definido, tinha o dia 10 de setembro como reservado. Com a alteração, o circuito paranaense de Londrina será a sede da rodada dupla em 10 de setembro e Tarumã, no Rio Grande do Sul, ocupará a data inicialmente marcada para Curitiba, em 22 de outubro.

QUEM MAIS VENCEU EM CURITIBA

O Autódromo Internacional de Curitiba, que na verdade fica na cidade de Pinhais, sediou 58 provas da Stock Car, e o maior vencedor é Ingo Hoffmann, que ganhou em nove oportunidades.

Do atual grid da Stock Car, o maior vencedor em Curitiba é Ricardo Maurício, com quatro triunfos. Cacá Bueno, Thiago Camilo, Valdeno Brito e Daniel Serra venceram duas vezes. Com uma vitórias, os seguintes pilotos: Allam Khodair, Diego Nunes, Átila Abreu, Júlio Campos, Marcos Gomes, Sergio Jimenez, Lucas Foresti e Max Wilson.

HISTÓRICO DA CORRIDA DO MILHÃO

Na primeira edição da Corrida do Milhão, em 2008, no extinto Autódromo de Jacarepaguá-RJ, transformado em Parque Olímpico para a Rio-2016, a vitória foi do paraibano Valdeno Brito, primeira vitória dele na categoria. Sua conquista aconteceu após um problema do então líder, Cacá Bueno, que liderava a prova após ambos terem feito suas paradas nos boxes. Uma falha na bomba de combustível no carro de Cacá acabou sendo determinante para o triunfo de Valdeno.

Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

O paraibano Valdeno Brito foi o vencedor da primeira edição da Corrida do Milhão, em 2008, no extinto Jacarepaguá. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

Em 2009 a prova não foi realizada. A partir de 2010, o circuito paulistano de Interlagos foi o palco da disputa. Em 2010, triunfo do paulista Ricardo Maurício, bicampeão da categoria (2008 e 2013).

Vencedor da Corrida do Milhão em 2010, Ricardo Maurício, bicampeão da Stock, é o maior vencedor em Curitiba, com quatro triunfos. Foto: Marcos Júnior Mcheletti/Portal TT

Vitórias consecutivas do paulista Thiago Camilo em 2011 e 2012, ambas provas disputadas em Interlagos.

Em 2011, a primeira vitória de Thiago Camilo na Corrida do Milhão. O piloto voltou a vencer a prova em 2012 e em 2015. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

Em 2013 foi a vez de Ricardo Zonta receber o prêmio milionário, naquela que coincidentemente foi sua primeira vitória desde que estreou na categoria, em 2007.

O paranaense Ricardo Zonta venceu a Corrida do Milhão em 2013. Aliás, foi sua primeira vitória na Stock Car. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

Em 2014 e 2015 a Corrida do Milhão foi disputada em Goiânia. Rubens Barrichello venceu a prova de 2014, aliás, seu primeiro triunfo na categoria, no ano em que acabou sagrando-se campeão. Thiago Camilo ganhou em 2015, pela terceira vez, tornando-se o maior vitorioso da prova.

Rubens Barrichello venceu sua primeira prova na Stock justamente na Corrida do Milhão, em 2014, ano em que venceu o campeonato. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

CURIOSIADADES:

A Corrida do Milhão foi a primeira vitória na Stock para três dos cinco vencedores da prova: Valdeno Brito (2008); Ricardo Zonta (2013) e Rubens Barrichello (2014).

Rubens Barrichello foi o único que conquistou a pole e venceu (em 2014, em Goiânia). O recordista de poles na prova é Marcos Gomes, com três (2010, 2011 e 2015). Cacá Bueno foi o pole em duas oportunidades (2008 e 2012) e Allam Khodair largou na frente em 2013.

OUTRAS NOVIDADES DO CALENDÁRIO DE 2017

No caso da Argentina, a última vez que a Stock esteve no país vizinho foi em 2007, no Autódromo Oscar Gálvez, em Buenos Aires, ocasião em que Cacá Bueno foi o vencedor. Thiago Camilo e Popó Bueno também subiram ao pódio, em segundo e terceiro lugares, respectivamente.  A pole foi conquistada por Ricardo Sperafico. Com informações do Guia Shell Stock Car, de Milton Alves

O Velo Città, utilizado regularmente para as provas do campeonato da Mitsubishi (Mitsubishi Lancer Cup), e também provas de loga duração e do Paulista de Marcas, foi homologado em 2012 pela CBA e FIA e tem como principal entrave o fato de não possuir arquibancadas, algo que claramente pode ser resolvido como aconteceu neste ano no Circuito dos Cristais, em Curvelo, Minas Gerais, o novo austódromo que recebeu a Stock pela primeira vez, com a construção de estruturas pré-montadas. Outra questão é relativa aos boxes, que em sua configuração atual não comportam todas as equipes.

CALENDÁRIO DA STOCK CAR (2017)

Etapas já realizadas:

1a Etapa: 02/04 - Goiânia - Vencedores: Daniel Serra (Eurofarma RC) e Ricardo Zonta (Shell Racing)
2a Etapa: 23/04 - Velopark - Vencedores: Thiago Camilo (Ipiranga Racing) e Felipe Fraga (Cimed Racing)

Etapas restantes

3º   Etapa: 21/05 - Santa Cruz do Sul
4º   Etapa: 11/06 - Cascavel
5º   Etapa: 02/07 - Curitiba (Corrida do Milhão)
6º   Etapa: 23/07 - Curvelo
7º   Etapa: 06/08 - Velo Città
8º   Etapa: 10/09 - Londrina
9º   Etapa: 01/10 - Buenos Aires (Argentina)
10º Etapa: 22/10 - Tarumã
11º Etapa: 19/11 - Goiânia
12º Etapa: 10/12 - Interlagos

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO DE 2017 DA STOCK CAR - APÓS DUAS ETAPAS (DEZ PRIMEIROS):

1º Thiago Camilo, 69 pontos (uma vitória)
2º Daniel Serra, 69 (uma vitória)
3º Max Wilson, 56
4º Átila Abreu, 51
5º Ricardo Maurício, 51
6º Felipe Fraga, 49 (uma vitíoria)
7º Cacá Bueno, 47
8º Rubens Barrichello, 41
9º Marcos Gomes, 39
10º Valdeno Brito, 31


 

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO CANAL BELLA MACCHINA DO YOUTUBE. ENTREVISTAS COM PILOTOS E O PROGRAMA "NOTAS DO CARSUGHI", COM O MESTRE AO LADO DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI FALANDO SOBRE F1, MOTOGP, STOCK CAR WEC, F-E, INDY E MUITO MAIS

CLIQUE NO LOGO ABAIXO PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

Últimas do seu time