Átila Abreu e Rubens Barrichello, primeiros colocados, estão separados por apenas meio ponto

Átila Abreu e Rubens Barrichello, primeiros colocados, estão separados por apenas meio ponto

No próximo domingo, 02 de novembro, acontece a 10ª etapa do campeonato da Stock Car, em rodada dupla, no traçado gaúcho de Tarumã, em Viamão.

Em um dos campeonatos mais disputados dos últimos anos, os dois primeiros colocados estão separados por apenas meio ponto (Átila Abreu soma 145,5 contra 145 de Rubens Barrichello).

Porém, Átila e Barrichello não estão sozinhos na luta pelo título. Thiago Camilo, terceiro colocado, soma 136,5 pontos e Cacá Bueno, o quarto, está com 134.

As equipes iniciam sua programação na pista de 3.039 metros nesta sexta-feira, a partir das 11h30 (horário de Brasília), com o primeiro treino livre. No sábado mais uma sessão livre e a definição do grid da primeira corrida. O grid da corrida 2 é definido de acordo com o resultado da corrida 1, mas invertido do décimo para o primeiro colocado, ou seja, o décimo larga na pole, o nono em segundo e assim por diante.

Depois de Tarumã restarão mais duas etapas para o final do campeonato: Salvador e Curitiba, nos dias 15 e 30 de novembro, respectivamente.

No domingo, a Corrida 1 está marcada para às 11h, com duração de 40 minutos mais uma volta. A Corrida 2, mais curta, começa às 12h08, com 20 minutos mais uma volta. Ambas também contarão com transmissão ao vivo do SporTV. Horários de Brasília.

No ano passado, a vitória foi de Daniel Serra. No histórico de Tarumã, que recebeu a Stock em 27 oportunidades, Afonso Giafone foi o primeiro vencedor, em 1979. Quem mais venceu na pista, considerada uma das mais desafiadoras do País, foi Ingo Hoffmann, com oito triunfos. Dos atuais pilotos do grid, Cacá Bueno ganhou mais vezes, duas, em 2004 e 2008. Dados obtidos no Guia Shell Stock Car, de Milton Alves.

Foto: Marcos Júnior/Portal TT

Opiniões de alguns pilotos sobre a etapa de Tarumã, que acontece no próximo domingo, 02 de novembro:

 Átila Abreu (Mobil Super Racing):

"Tarumã é uma das pistas mais rápidas do ano e tem duas características únicas: o asfalto muito abrasivo e as curvas de alta com poucas áreas de escape. O piloto precisa buscar o limite sabendo que uma escapada pode ter um preço bem alto em termos de danos ao carro. Vamos ter um treino extra por causa disso, pois deve mudar um pouco o acerto do carro. A mudança no traçado reduz a velocidade no ‘laço’, trecho com menos área de escape. Melhora a segurança dos pilotos. A chicane nova pode até ser um novo ponto de ultrapassagem, mas é fácil fechar a porta ali também. Será fundamental pontuar, e bem, para manter a liderança do campeonato. Estou otimista para a corrida de Tarumã pois nosso carro está evoluindo constantemente. O 51 tem sido sempre competitivo e isso dá confiança." Foto: Marcos Júnior/Portal TT

Valdeno Brito (Shell Racing):

"A rodada dupla de Tarumã é decisiva para mim e também para pilotos que estão acima ou mesmo abaixo de minha pontuação, porque é preciso se manter no máximo a 40 pontos do líder para tentar uma reação nas duas últimas etapas. Além disso, há vários pilotos com pontuação próxima do primeiro colocado, deixando a briga realmente mais imprevisível neste ano em comparação a temporadas passadas." Foto: Marcos Júnior/Portal TT

 Rafa Matos (Hot Car Competições):

"A expectativa é a melhor possível para esta prova. Melhor que nunca, já que estamos vindo de uma vitória (no mês passado, em Santa Cruz do Sul), um excelente momento pra mim e pra toda a equipe. Tecnicamente falando, Tarumã é uma pista muito exigente em termos de equilíbrio do carro, mas estou esperançoso e quero brigar por mais uma vitória. Quando a gente sente o gostinho da vitória, não quer outro gosto diferente. Estamos bem e temos de partir pra cima e buscar uma melhora no campeonato de pilotos e equipes." Foto: Marcos Júnior/Portal TT

Júnior/Portal TT

 Popó Bueno (Shell Racing):

Em 2013, os próprios pilotos pediram uma solução para área de escape pequena na Curva do Laço (a terceira do traçado gaúcho) e agora vamos testar a chicane. Claro que isso vai alterar a característica de circuito de alta velocidade da pista, mas Tarumã ainda será um dos circuitos mais rápidos do calendário."  Foto: Marcos Júnior/Portal TT

 

 

 

    Felipe Lapenna (Hot Car Competições):

"Estou muito empolgado. Nas últimas seis ou sete corridas, eu estive sempre entre os 10 primeiros. Gosto muito de Tarumã, já venci nesta pista quando corria na Fórmula Renault e estou confiante. A equipe vem numa crescente, o carro tem se mostrado bom e quero marcar o maior número de pontos possíveis para ajudar a Hot Car subir ainda mais na tabela." Foto: Marcos Júnior/Portal TT

 

 

Denis Navarro (Voxx Racing)

"Os pilotos gostam de circuito de alta velocidade e Tarumã é um dos melhores neste sentido, mas também sabemos que é importante haver a segurança para o caso de uma batida, que às vezes pode acontecer por uma falha mecânica e com isso impedir que o piloto consiga evitar um choque forte se não houver área de escape adequada. Sobre o desgaste de pneus, acho que vai aumentar porque deve ser contornada em segunda marcha, exigindo muita tração em sua saída em um asfalto muito abrasivo como é o de Tarumã."

 

 Felipe Fraga (Vogel Motorsport):

"Conheço muito sobre a história de Tarumã, onde a Stock Car fez a sua primeira corrida em 1979, e também da fama desta pista por conta de seu traçado de alta velocidade, típico do automobilismo gaúcho e que também é o meu estilo favorito. Mas nunca corri lá e será uma importante estreia para mim. Uma novidade em 2014 é a introdução de uma chicane entre a curva 2 e a 3 que será testada ainda no período de treinos livres. Como eu nunca andei no traçado original, será uma única adaptação, no meu caso", diz Fraga. "Acredito que meu principal objetivo nessas últimas três etapas é conseguir vencer mais vezes na temporada, conseguir mais pódios. É claro que vou buscar também o máximo de pontos possíveis, porém devo focar mais em uma corrida do que na outra nesta rodada dupla." Foto: Marcos Júnior/Portal TT

Ricardo Zonta (RZ Motorsport)

Tarumã é mais uma pista de tradição, conhecida por todos como uma das mais desafiadoras do Brasil e queremos mais uma vez buscar um bom resultado. Temos nesta temporada um formato diferente com duas corridas, que tem tornado o campeonato muito equilibrado, e achar a melhor estratégia tem sido um grande desafio para as equipes." Foto: Marcos Júnior/Portal TT

 

Allam Khodair (Full Time Texaco)

"No primeiro semestre sofremos com problemas no novo câmbio borboleta, entre outras coisas, e isso prejudicou muito o nosso desempenho. Mas fizemos um bom trabalho e quando os problemas cessaram a evolução foi imediata e os resultados agora chegaram." Foto: Marcos Júnior/Portal TT

 

 

 Tuka Rocha (RZ Motorsport)

"Foi muito frustrante, pois íamos largar entre os 10 primeiros e o nosso carro era muito bom. Dessa vez quero estar 100% e lutar por bons resultados nas duas corridas." Foto: Marcos Júnior/Portal TT

 

 

 

 

 Lucas Foresti (RC3 Bassani)

Estou vivenciando um momento muito importante na temporada. Tive em Santa Cruz do Sul o nosso melhor fim de semana do ano e, agora, chego muito animado para esta corrida de Tarumã. Tive nas últimas semanas a oportunidade de conhecer o traçado através de treinos em simulador e acredito que, com toda a experiência de nossa equipe poderemos obter, novamente, expressivos resultados." Foto: Marcos Júnior/Portal TT

 

 

Gabriel Casagrande (C2 Team)

Apesar de já ter corrido aqui de Marcas e Turismo é sempre complicado correr em uma pista nova, pois a Stock Car é completamente diferente. A gente tenta estudar as curvas nos simuladores, mas é acelerando mesmo, é com carro na pista, que a descobrimos os atalhos de cada circuito. Vamos tentar aproveitar ao máximo os treinos livres para ganhar quilometragem e tentar contar com um pouco de sorte para que a adaptação seja rápida." Foto: Marcos Júnior/Portal TT

 

Sérgio Jimenez (Voxx Racing)

"Na corrida do ano passado, nós, pilotos, pedimos para que fosse criada uma solução para o problema da falta de área de escape na Curva do Laço (a terceira do traçado gaúcho). Vamos usar a chicane pela primeira vez na sexta-feira e somente depois de passarmos neste trecho os carros da Stock é que dá para fazer uma avaliação. Em todo caso, é uma questão de segurança e, portanto, prioridade para nós e para a categoria. Na parte desportiva, com certeza esta novidade trará alguns impactos importantes, tanto na pilotagem quando no ajuste do carro e também no desgaste de pneu, que deve aumentar." Foto: Marcos Júnior/Portal TT

Thiago Camilo (Ipiranga RCM)

“Temos um excelente carro para Tarumã. Esse ano as regras são diferentes, são duas corridas, 20 minutos a mais de corrida. A pista é muito abrasiva e a estratégia para conservar e trocar pneus será decisiva, tanto quanto a estratégia de abastecimento. Será um verdadeiro jogo de xadrez, até no acerto do carro, porque esse ano há uma chicane entre as curvas 2 e 3. Antes a gente pensava num acerto só para curvas de alta, e sacrificava a Curva do Laço, a única de baixa. Agora vamos ter que recalcular se vale e o quanto vale mudar o acerto. A equipe está num excelente momento, tanto técnica quanto psicologicamente, o que é fundamental na reta final do campeonato, e vamos pra cima na busca do nosso objetivo, o título." Foto: Marcos Júnior/Portal TT

Rafael Suzuki (ProGP)

"Tarumã é mais uma pista que eu não conheço, mas estudei a telemetria e vídeos onboard de outros anos e pilotos. Vou procurar me adaptar rápido, o que em uma pista de alta velocidade não será uma tarefa fácil. Espero aproveitar ao máximo os treinos livres para chegar bem na classificação, que é o que mais precisamos melhorar, principalmente aqui, onde os pontos de ultrapassagens quase não existem." Foto: Marcos Júnior/Portal TT

Programação completa para a 10ª etapa, em Tarumã-RS (horários de Brasília):

Sexta - 31 de outubro
11h30 - 11h50 - Treino extra 1º Grupo
12h - 12h20 - Treino extra 2º Grupo
13h40 - 14h20 - 1º Treino 1º Grupo
14h30 - 15h10 - 1º Treino 2º Grupo

Sábado - 1º de novembro
09h30 - 10h30 - 2º Treino 1º Grupo
10h40 - 11h40 - 2º Treino 2º Grupo
15h - 16h - Treino classificatório

Domingo - 02 de novembro
11h - Largada Corrida 1 (40 min de prova + 1 volta)
12h08 - Largada Corrida 2 (20 min de prova + 1 volta)
13h - 14h - Visitação aos boxes

CLIQUE AQUI PARA OBTER INFORMAÇÕES SOBRE INGRESSOS PARA A ETAPA GAÚCHA EM TARUMÃ:

Sistema de pontuação:

Corrida 1:

1º colocado=24 pontos; 2º=20; 3º=18; 4º=17 e assim sucessivamente, até o 20º colocado, que ganha um ponto.

Corrida 2:

1º colocado=15 pontos; 2º=13; 3º=12; 4º=11 e assim sucessivamente, até o 14º colocado, que ganha um ponto.

Separados por apenas meio ponto, Átila Abreu (#51) e Rubens Barrichello (#111) travam uma disputa intensa pelo título da temporada. Fotos: Marcos Júnior/Portal TT

Classificação do campeonato, após nove etapas (16 corridas):

1º    Átila Abreu – 145,5 (uma vitória)
2º    Rubens Barrichello – 145 (duas vitórias)
3º    Thiago Camilo – 136,5 (três vitórias)
4º    Cacá Bueno – 134
5º    Julio Campos – 124,5
6º    Sérgio Jimenez – 123
7º    Max Wilson – 119
8º    Antonio Pizzonia – 117,5 (uma vitória)
9º    Marcos Gomes – 116 (uma vitória)
10º  Daniel Serra – 115 (uma vitória)
11º  Ricardo Maurício – 112, 5 (duas vitória)
12º  Allam Khodair – 109
13º  Valdeno Brito – 102 (uma vitória)
14º  Felipe Fraga – 84 (duas vitórias)
15º  Galid Osman – 82,5 (uma vitória)
16º  Felipe Lapenna – 69
17º  Rafa Matos – 67 (uma vitória)
18º  Ricardo Zonta – 67
19º  Denis Navarro – 60
20º  Diego Nunes – 55
21º  Popó Bueno 49
22º  Luciano Burti - 44
23º  Gabriel Casagrande – 44
24º  Lucas Foresti – 42,5
25º  Vitor Genz – 39
26º  Tuka Rocha -38
27º  Alceu Feldmann – 30
28º  Nonô Figueiredo – 22,5
29º  Bia Figueiredo – 14
30º  Rafael Suzuki – 12,5
31º  Felipe Tozzo – 7
32º  Fábio Fogaça – 6
33º  Beto Cavaleiro – 0
34º  Wellington Justino – 0
35º  Mauri Zacarelli – 0
36º  Lico Kaesemodel – 0
37º  Vicente Orige – 0

Por equipes:

1º   Full Time Sports - 254 (duas vitórias)
2º   Red Bull Racing - 249 (uma vitória)
3º   Prati Mico´s Racing - 242
4º   Eurofarma RC - 231,5 (duas vitória)
5º   Ipiranga - RCM - 219 (quatro vitórias)
6º   Voxx Racing - 183
7º   Mobil Super Racing - 168 (uma vitória)
8º   Shell Racing - 151 (uma vitória)
9º   Hot Car - 136 (uma vitória)
10º  Vogel Motorsport - 128 (duas vitórias)
11º  Schin Racing Team - 122
12º RZ Motorsport - 105
13º C2 Team - 99
14º Boettger Competições - 46
15º RC3 Bassani - 42,5
16º ProGP - 30
17º Hanier Racing - 26,5

CLIQUE NO LOGO ABAIXO PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

Últimas do seu time