Em treino disputado, Rafa Matos foi o segundo, a 0s166 do líder do dia

Em treino disputado, Rafa Matos foi o segundo, a 0s166 do líder do dia

Após ficar em quarto no 1º treino livre da Stock Car em Salvador, nesta sexta-feira, 14, o paulista Luciano Burti liderou a segunda sessão com o melhor tempo do dia no traçado de rua do CAB (Centro Administrativo da Bahia), palco da penúltima etapa do campeonato.

Na melhor de suas 16 voltas, Burti (Vogel Motorsport) fez 1min11s833, 0s166 melhor que o mineiro Rafa Matos (Hot Car), o segundo colocado.

"Gosto muito de circuito de rua, mas na verdade meu carro está muito bom. Em Tarumã mudamos algumas coisas no acerto do carro que deram certo. Trouxemos aquelas mudanças para cá. Gosto mesmo de pista de rua, mas o principal é que o carro está muito bom", comentou Burti, que prevê alguma dificuldade no treino de sábado pela manhã.

"Dá para tirar o máximo, mas o problema é que, como o treino é muito cedo, existe a possibilidade de começar com a pista um pouco úmida, por alguma eventual chuva na madrugada. Se isso acontecer vamos ter diferença do começo para o final e vai prejudicar alguns carros nesse sentido. Tomara que esteja seco. Quem conseguir largar na frente, terá andado no limite. Na Stock o nível é muito alto e não dá para vacilar", concluiu Burti.

Já na casa de 1min12s, em terceiro, ficou Allam Khodair (Full Time Competições), que havia sido o mais rápido pela manhã, em um dia marcado por muito calor.

Na sequência vieram Átila Abreu (Mobil Super Racing), Max Wilson (Eurofarma RC) e Valdeno Brito (Shel Racing), encerrando a lista dos seis primeiros.

O líder do campeonato, Rubens Barrichello (Full Time Competições), foi o sétimo. Barrichello, aliás, pela Stock, subiu ao pódio pela primeira vez justamente em Salvador, no ano passado, em segundo lugar, na prova vencida por Ricardo Maurício.

“O dia foi super bom e muito competitivo. É uma pista de rua que me agrada muito, e que me traz uma ótima lembrança, pois foi aqui que consegui meu primeiro pódio na Stock Car. A verdade é que o carro está bem equilibrado, mas temos que esperar porque amanhã deve mudar bastante devido a previsão de pista molhada, ou, então, uma temperatura muito mais baixa em relação a de hoje. Está tudo em aberto, mas o lado positivo é que o carro estava bem”, disse Barrichello, que soma 170 pontos no certame. Thiago Camilo é o segundo com 161,5 e Átila Abreu é o terceiro, com 155,5.

Satisfeito com o equilíbrio de seu carro, Rafa Matos alertou para o impacto do calor sobre os freios.

"Foi um dia um pouco conturbado por conta dos acidentes. Um dia extremamente quente, em que os freios do carro sofreram bastante, mas o carro se mostrou bem equilibrado e estamos muito competitivos. Estou bem feliz, terminamos em segundo, mas poderia ter terminado em primeiro. Não encaixei o meu primeiro trecho na melhor volta, mas estou contente. Temos duas voltas lançadas, amanhã na classificação, mas já simulamos no treino livre desta tarde e o carro se comportou muito bem. Agora é manter a calma e ter concentração para acertar essas duas voltas", projeta Matos.

Por outro lado, a dupla da Red Bull, Cacá Bueno e Daniel Serra, não teve um dia fácil em Salvador, mas a expectativa de ambos é de um bom treino neste sábado visando a primeira corrida da rodada dupla.

O que testamos hoje (sexta-feira) não deu certo. Mexemos algumas coisas, tanto no treino da manhã, quanto no treino da tarde, mas não chegamos onde gostaríamos. Agora vamos ter que mudar algumas coisas e ir para a classificação (às 9h deste sábado) no escuro, sem testar estas mudanças", disse Cacá Bueno, 16º colocado.

Daniel Serra enfreou um problema com o câmbio que dificultou seu trabalho.

"Tive problema com o câmbio e isso atrapalhou bastante o nosso dia. Vamos tentar consertar isso para que possamos ser competitivos amanhã (sábado), tanto na classificação, quanto na corrida", objetiva Serra, 18º colocado na segunda sessão.

Terceiro colocado no campeonato, Átila Abreu, quarto melhor do dia, considera que há boas possibilidades para um melhor acerto no treino que definirá o grid.

"Foi um dia de muito trabalho. O carro não está exatamente do jeito que eu gostaria, mas estamos no caminho. Vamos analisar os gráficos e trabalhar mais ainda. Claro que ficar os dois treinos entre os quatro primeiros é um bom sinal, mostra que estamos competitivos", pondera Átila.

A etapa baiana terá uma programação diferente em relação às demais do campeonato. O grid será definido no sábado, mesmo dia das duas provas. A primeira com largada às 15h e a segunda às 16h (horários de Brasília).

Depois de Salvador, os carros da Stock voltam a acelerar em Curitiba, dia 30 de novembro, etapa que terá pontuação dobrada.

Foto: Marcos Júnior/Portal TT

2º treino livre da Stock Car em Salvador:

O mineiro Rafal Matos foi quem mais se aproximou de Burti, a 0s166. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

Programação para a 11ª etapa da temporada, em Salvador:

Sábado, 15
08h00 - 09h00 - Treino Classificatório
15h00 - Largada Corrida 1 Stock Car (40 minutos de prova + uma volta)
16h10 - Largada Corrida 2 Stock Car (20 minutos de prova + uma volta)

CLIQUE NO LOGO ABAIXO PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

Últimas do seu time