Para o sorteio, a CBF separou dois grupos, em que só poderia haver cruzamentos entre times de grupos diferentes

Para o sorteio, a CBF separou dois grupos, em que só poderia haver cruzamentos entre times de grupos diferentes

A CBF sorteou nesta segunda-feira os cruzamentos das oitavas de finais da Copa do Brasil. Um dos confrontos será entre Grêmio x Santos. Os outros duelos serão Botafogo x Ceará, Palmeiras x Atlético-MG, Flamengo x Coritiba, ABC x Vasco, Corinthians x Bragantino, América-RN x Atlético-PR e Cruzeiro x Santa Rita.

Os mandos de campo serão divulgados pela CBF a partir das 14h. A chave começa em 27 de agosto.

Bragantino e América-RN foram as principais surpresas nas oitavas. A equipe de Bragança Paulista eliminou o São Paulo dentro do Morumbi por 3 a 1. Agora, o time interiorano terá pela frente o Corinthians, 3º colocado no Brasileirão, e que havia eliminado o Bahia no torneio de mata-mata.

Presidente do Bragantino, Marquinhos Chedid, informou que o clube mandará a partida fora de Bragança Paulista.

"Ainda não definimos o local em que mandaremos o jogo contra o Corinthians. A única certeza é que não será em Bragança", disse o dirigente ao UOL Esporte.

Já o América se manteve na competição após golear o Fluminense, 5 a 2, no Maracanã. O time de Natal encara o Atlético-PR nas oitavas.

Reforçado com Robinho, o Santos superou o Londrina na fase anterior e terá como adversário o Grêmio. O trunfo da equipe gaúcha está no banco. Luiz Felipe Scolari já faturou a competição dirigindo o Grêmio, Palmeiras e Criciúma.

Para o sorteio das oitavas, a CBF separou dois grupos, em que só poderia haver cruzamentos entre times de grupos diferentes.

Em um pote foram colocados os times que disputaram Libertadores nesse ano (Atlético-MG, Atlético-PR, Botafogo, Cruzeiro, Flamengo e Grêmio) e os dois melhores no ranking da CBF (Corinthians e Vasco).

O outro pote foi complementado pelos outros oito clubes presentes na competição: ABC, Santos, Palmeiras, América-RN, Santa Rita-AL, Bragantino, Coritiba, Ceará.

Com o chaveamento definido, existe a possibilidade de apenas dois clássicos regionais para as quartas de finais da competição: Coritiba x Atlético-PR e Corinthians x Palmeiras.

CBF aguarda pleno do STJD para confirmar adversário do Vasco na Copa BR

Pedro Ivo Almeida
Do UOL, no Rio de Janeiro

A CBF definiu, na manhã desta segunda-feira, os confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil. No sorteio, ficou decidido que o Vasco irá encarar o ABC-RN na fase que se inicia no próximo dia 27. Mas tal cenário pode se alterar ainda nesta semana.

A Confederação aguarda uma reunião do Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para julgar o imbróglio entre ABC e Novo Hamburgo.

Vencedor no campo, o time do Rio Grande do Sul foi eliminado da competição por ter escalado um jogador irregular. No entanto, o Novo Hamburgo recorreu ao Pleno e tenta recuperar a vaga e encarar o Vasco nas oitavas de final.

"Colocamos o ABC aqui no sorteio por respeitar uma decisão inicial do tribunal, mas o resultado do Pleno é definitivo. Vamos esperar isso. Só então teremos a confirmação. Por enquanto, o jogo é entre Vasco e ABC, mas isso pode mudar", esclareceu o diretor de competições da CBF, Virgílio Elíseo.

Em rápido contato com os jornalistas após o sorteio, o dirigente da Confederação ainda explicou os motivos da demora no sorteio de mando de campo (será apenas às 14h) e revelou que o modesto Santa Rita de Alagoas já tem casa para os confrontos finais da Copa do Brasil.

"Há uma preparação prévia para este sorteio. Você vai observar o chamado sorteio casado. Imagine que eu sorteie dois clubes cariocas separados e os dois vão para o mesmo dia e mesmo horário. Há uma série de detalhes desse tipo que precisam ser ajustados antes para fazer um sorteio que seja técnico e que não interfira no estádio, na grade, na programação, então é necessário um intervalo para essa análise", argumentou Virgílio.

"Eles jogarão no [estádio] Rei Pelé, até porque é a oportunidade de o Santa Rita ganhar dinheiro, em um estádio bem maior. Já havíamos conversado com o presidente da Federação Alagoana sobre isso", encerrou.

Além de Vasco x ABC [ou Novo Hamburgo], a CBF definiu os outros sete confronos das oitavas de final: Grêmio x Santos, Botafogo x Ceará, Cruzeiro x Santa Rita-AL, Flamengo x Coritiba, Atlético-PR x América –RN, Atlético-MG x Palmeiras e Corinthians x Bragantino.

Foto: UOL

Últimas do seu time